A chegada de Luisa Stefani às quartas de final de duplas femininas do US Open iguala um resultado histórico do tênis brasileiro. Há 38 anos que as atletas nacionais não chegavam tão longe em um Grand Slam.
A última vez que as brasileiras estiveram nas quartas em um Slam foi na grama de Wimbledon em 1982, quando Patricia Medrado e Claudia Monteiro estiveram nas quartas em Wimbledon. Naquela campanha elas venceram três jogos, um deles sobre Billie Jean King e Ilana Kross e só caíram diante de Martina Navratilova e Pam Shriver.
+ Stefani bate cabeças de chave 6 e está nas quartas
+ Técnico de Paes prepara Stefani: 'Vai dominar o mundo'
+ Podcast: Stefani confiante para primeiro US Open
Em caso de mais uma vitória, Stefani será a primeira brasileira em uma semifinal de Grand Slam desde Maria Esther Bueno. Campeã de sete Slam em simples, onze em duplas e mais um nas duplas mistas, Estherzinha venceu um torneio deste porte pela última vez no US Open de 1968 ao lado da australiana Margaret Court. Aquela conquista, aliás, foi sua única na Era Aberta do tênis.
Torneio deste ano é mais curto
A edição deste ano do US Open teve um número reduzido de atletas nas duplas, por conta da pandemia da Covid-19. Com apenas 64 jogadoras e 32 equipes, o torneio tem uma rodada a menos, bastando cinco vitórias para chegar ao título.
Stefani e a norte-americana Hayley Carter venceram dois jogos em Nova York. O primeiro contra as irmãs ucranianas Nadiia e Lyudmyla Kichenok por 6/4, 5/7 e 6/3. Já neste sábado, elas superaram as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 6/4, 0/6 e 6/4. As próximas adversárias são a norte-americana Nicole Melichar e a chinesa Yifan Xu, cabeças 3 do torneio.