Nova York (EUA) - A melhor campanha de Luisa Stefani em um Grand Slam chegou ao fim nesta segunda-feira, quando a brasileira foi eliminada nas quartas de final de duplas femininas do US Open. Stefani e a norte-americana Hayley Carter perderam para a também anfitriã Nicole Melichar e a canhota chinesa Yifan Xu, cabeças 3 do torneio, por 6/2 e 6/3.
Aos 23 anos, Luisa Stefani disputou o terceiro Grand Slam de sua carreira profissional. No início da temporada, ela e Carter chegaram às oitavas de final do Australian Open. Já no ano passado, a paulistana que treina nos Estados Unidos jogou em Roland Garros ao lado da australiana Astra Sharma e caiu na estreia.
+ Campanha de Stefani é melhor do Brasil em 38 anos
+ Stefani bate cabeças de chave 6 e está nas quartas
+ Técnico de Paes prepara Stefani: 'Vai dominar o mundo'
A chegada de Luisa Stefani às quartas iguala um resultado histórico do tênis brasileiro. Há 38 anos as atletas nacionais não chegavam tão longe em um Grand Slam. As últimas haviam sido Patrícia Medrado e Cláudia Monteiro, na grama de Wimbledon em 1982. Já a semifinal mais recente foi quando Maria Esther Bueno ganhou o último de seus 19 títulos de Slam, no US Open de 1968.
Stefani e Carter conquistaram há três semanas o título do WTA de Lexington. Foi o segundo título da parceria na elite do circuito, repetindo o que elas haviam feito no ano passado em Tashkent. Elas também já foram finalistas em Seul. Este ano, venceram um torneio da série 125k (equivalente a um challenger) em Newport Beach.
Luisa Stefani está atualmente com o melhor ranking da carreira, ocupando o 39º lugar entre as especialistas em duplas. Na atual temporada, ela e Carter também foram campeãs de um torneio da série 125k em Newport Beach e chegaram às quartas no forte Premier de Dubai. Durante a paralisação de cinco meses do circuito, por conta da pandemia da Covid-19, a brasileira conseguiu se manter em atividade, disputando exibições na Flórida.
Dupla favorita dominou confronto e fez semi
Posicionadas entre as favoritas no torneio, Melichar e Xu mostraram bom entrosamento desde o começo do jogo. A norte-americana tinha boa presença junto à rede, enquanto a canhota Xu era muito consistente do fundo de quadra e cometia poucos erros. Elas conseguiram duas quebras contra o saque de Carter para vencer o primeiro set.
A parcial seguinte foi mais equilibrada e teve apenas uma quebra, já no oitavo game. Sacando para o jogo, Melichar cometeu uma dupla-falta e chegou salvar dois break points. Elas enfrentam na semifinal as também norte-americanas Asia Muhammad e Taylor Townsend. A outra semifinal tem três russas, Anna Blinkova e Veronika Kudermetova contra Vera Zvonareva e a alemã Laura Siegemund.