Notícias | Dia a dia
Últimas campeãs, Pliskova e Svitolina largam bem
16/09/2020 às 17h36

Pliskova fez 26 winners no duelo tcheco contra Strycova

Foto: Divulgação

Roma (Itália) - Últimas campeãs no WTA Premier 5 de Roma, Karolina Pliskova e Elina Svitolina superaram suas partidas de estreia nesta quarta-feira e garantiram seus lugares nas oitavas de final no saibro italiano. Pliskova venceu a edição passada do torneio, enquanto Svitolina conquistou um bicampeonato em 2017 e 2018.

Em duelo tcheco, Pliskova levou a melhor contra Barbora Strycova. A atual número 4 do mundo precisou de apenas 1h15 para marcar um duplo 6/3 contra a rival, 37ª colocada. Em sua rápida apresentação, a ex-líder do ranking anotou 26 winners e 21 erros não-forçados, além de quebrar quatro vezes o serviço da adversária.

Depois de conseguir sua quinta vitória em seis jogos contra Strycova no circuito, Pliskova vai enfrentar a russa Anna Blinkova, jovem de 22 anos e 65ª colocada, que derrotou a espanhola Aliona Bolsova por 4/6, 6/1 e 7/6 (7-4). A tcheca venceu o único duelo anterior contra Blinkova, no Australian Open de 2017.

Pliskova não precisa se preocupar com a defesa de seus 900 pontos em Roma. Isso porque a WTA modificou temporariamente o sistema de cálculo do ranking e passa a considerar os 16 melhores resultados em 22 meses, entre março de 2019 e dezembro de 2020. Como esse período compreende duas edições do torneio italiano, apenas a melhor campanha é levada em consideração e a pior é descartada.

A estreia de Svitolina também foi definida em sets diretos. Sexta colocada no ranking, a ucraniana marcou as parciais de 6/3 e 7/6 (7-4) contra a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 36ª do mundo, em 1h45 de jogo. A russa liderou nos winners por 31 a 21, mas cometeu 24 erros contra 13 da ucraniana. Sua próxima adversária virá da partida entre a russa Svetlana Kuznetsova e a estoniana Anett Kontaveit.

Apesar de ter um ótimo histórico recente no torneio, Svitolina tem boas chances de somar pontos nesta semana em Roma. Ano passado, ela caiu ainda na estreia, superada por Victoria Azarenka. A vitória e a vaga nas oitavas já rende 30 pontos contra apenas cinco da temporada passada.

Comentários