Paris (França) - Aos 16 anos e em seu primeiro Roland Garros, a sensação norte-americana Cori Gauff já causou a primeira grande surpresa da chave feminina. Com autoridade e um tênis compacto, ela superou a britânica e cabeça 9 Johanna Konta, semifinalista do ano passado, por duplo 6/3.
Apesar do pequeno currículo, Coco já soma 10 vitórias em 14 jogos de nível Grand Slam, tendo superado quatro de cinco primeiras rodadas disputadas. Entre outras grandes vitórias que já marcou neste nível, estão duas sobre Venus Williams e outra em cima de Naomi Osaka. Já são quatro vitórias sobre adversárias classifcadas no top 20.
Campeã juvenil de Paris aos 14, ela conseguiu converter cinco dos 12 break-points que obteve diante da experiente adversária, que por sua vez quebrou dois serviços da adolescente em sete oportunidades. Apesar de ter feito 22 winners contra 14 de Gauff, Konta somou incríveis 41 erros sobre o saibro lento de Paris.
Sua adversária agora é a italiana Martina Trevisan, saída do qualificatório e que se favoreceu do abandono da compatriota Camila Giorgi, quando já liderava por 7/5 e 3/0. Se avançar, Coco deve duelar por vaga nas oitavas contra a grega Maria Sakkari, cabeça 20.
Mais duas cabeças fora
A francesa Caroline Garcia superou seus fantasmas de jogar na Philippe Chatrier e obteve uma importante vitória sobre a estoniana Anett Kontaveit, cabeça 17, com parciais de 6/4, 3/6 e 6/4. Ótima duplista, Garcia não temeu a quadra pesada e foi constantemente à rede. Enfrenta agora a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich.
Já a australiana Daria Gavrilova, ex-top 20 e hoje 250ª do ranking, disputa seu primeiro Slam da temporada e passou com folga pela ucraniana Dayana Yastremska, cabeça 24, por 6/4 e 6/3.
Sua adversária será a canadense Eugenie Bouchard. Convidada da organização e semifinalista em 2014, ela tirou a russa Anna Kalinkskaya, por duplo 6/4.