Miami (EUA) - Depois de duas boas arrancadas, com dois títulos e um vice computados no ranking, a paulista Beatriz Haddad Maia segue a escalada nesta sua volta ao circuito. Nesta segunda-feira, ela recuperou mais 29 colocações na lista da WTA e agora já é a 439ª do mundo e a sexta melhor do país, deixando para trás a campineira Paula Gonçalves (459ª).
Bia ficou 13 meses afastada do circuito e voltou apenas com 2 pontos somados no ranking, não figurando sequer entre as 1.000 primeiras. Com ótima campanha na quadra dura de Portugal, a canhota paulista tem agora 98 pontos e ainda subirá mais na próxima lista.
Campeã no último domingo no W15 do Porto, a brasileira só verá esta pontuação ser computada no ranking após Roland Garros. Com isso, deverá subir mais 20 colocações e aparecer no 419º lugar. Mas poderá subir ainda mais nessa próxima lista, já que nesta semana disputa outro torneio na cidade do Porto, desta vez um W25 que dá 50 pontos à campeã.
As cinco brasileiras mais bem colocadas na WTA, todas elas à frente de Bia, são a gaúcha Gabriela Cé (235ª), a pernambucana Teliana Pereira (377ª), a paulista Thaisa Pedretti (396ª) e as paulistas Laura Pigossi (399ª) e Carolina Alves (403ª).