Paris (França) - Campeã dos outros três Grand Slam, Angelique Kerber segue distante de ter um grande resultado em Roland Garros. Pelo segundo ano seguido e pela quarta vez nas últimas cinco edições, a canhota alemã perdeu ainda na estreia. Ela foi superada pela eslovena Kaja Juvan, de apenas 19 anos e 103ª do ranking, com um duplo 6/3 em 1h07 de partida.
Ex-número 1 do mundo e atual 22ª do ranking, Kerber está com 32 anos. A alemã foi campeã do Australian Open e do US Open em 2016 e também venceu Wimbledon em 2018. Já em Paris, suas melhores campanhas foram as quartas de final 2012 e 2018. Ela tem sete vitórias e seis derrotas na atual temporada.
"Não consegui encontrar meu ritmo, principalmente no início do primeiro set. E ela jogou muito bem. Nos primeiros games, você precisa se acostumar com as condições. Estava muito escuro e não foi fácil para mim, principalmente a movimentação", disse Kerber, destacando que o jogo começou muito tarde, algo incomum em Roland Garros. "Eu tive que me aquecer umas dez vezes antes do jogo. Não foi tão fácil. É claro que agora posso procurar algumas desculpas, mas já estou há bastante tempo no circuito e sei que isso pode acontecer".
Duelo da nova geração na 2ª fase
Por sua vez, Juvan é uma das promessas da nova geração do circuito. Ela se destacou no circuito juvenil, com destaque para a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018. No mesmo ano, saltou mais de 400 posições no ranking profissional, do 555º para o 175º lugar. Na temporada passada, conseguiu sua primeira vitória em Grand Slam, na grama de Wimbledon.
Juvan deverá entrar no top 100 do ranking depois de Roland Garros. Ela já havia furado o quali na Austrália e vencido um jogo no US Open deste ano. A eslovena agora enfrenta uma rival dos tempos de juvenil, a convidada francesa de 19 anos Clara Burel, 359ª do ranking, que venceu a holandesa Arantxa Rus por 6/7 (7-9), 7/6 (7-2) e 6/3.
A près de 0h15, @clara_burel remporte au terme d'un gros combat le premier match de sa jeune carrière à #RolandGarros. Elle bat la Néerlandaise Arantxa Rus 6/7, 7/6, 6/3. 🤩 pic.twitter.com/jtDL7ituf4
— FFT (@FFTennis) September 28, 2020
Outro nome da nova geração a avançar foi Leylah Fernandez, campeã juvenil em Paris no ano passado. A canadense de apenas 18 anos e número 100 do mundo venceu a polonesa Magda Linette, 36ª colocada, por 1/6, 6/2 e 6/3. Ela agora enfrenta a eslovena Polona Hercog, experiente jogadora de 29 anos e 47ª do ranking. Hercog, que tem três títulos de WTA no saibro, venceu a convidada local Diane Parry, de apenas 18 anos, por 6/4 e 6/2.