Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Djoko estreia em ritmo de treino e perde só 5 games
29/09/2020 às 12h51

Após anotar 'pneu' no primeiro set, Djokovic manteve o ritmo e fechou o jogo por 3 a 0

Foto: ATP

Paris (França) - A estreia do sérvio Novak Djokovic em Roland Garros foi dominante e quase que protocolar. Em ritmo de treino, o número 1 do mundo precisou de 1h38 para derrubar o sueco Mikael Ymer, de 22 anos e atual 88 do mundo, com o placar final de 6/0, 6/2 e 6/3. Seu próximo adversário será o lituano Ricardas Berankis.

Responsável pela eliminação do sairá do boliviano Hugo Dellien, o lituano triunfou com parciais de 6/1, 6/4 e 6/4, após 2h27 de jogo. Berankins enfrentará o líder do ranking pela terceira vez, tendo perdido os outros dois embates sem vencer um set sequer. Djokovic levou a melhor na primeira rodada do US Open em 2013 e na segunda do Masters 1000 de Cincinnati deste ano.

Com a vitória desta terça-feira, a 69ª no saibro de Paris, o sérvio se aproxima das 70 na competição e pode igualar a marca do suíço Roger Federer, que é o único que tem pelo menos 70 triunfos em todos os Grand Slam. ‘Nole’ também pode igualar outro feito se for campeão, se juntando aos australianos Rod Laver e Roy Emerson como únicos com pelo menos 2 títulos em cada Slam.

O tenista de Belgrado mantém a escrita de nunca ter perdido na primeira rodada do torneio. Ele inclusive somente caiu duas vezes em estreias de Grand Slam, ambas no Australian Open (2005 e 2006), curiosamente o evento dos quatro maiores do circuito onde ele mais venceu títulos. Em termos de ranking do oponente, a pior derrota de Djokovic em Roland Garros aconteceu em 2018, quando o italiano Marco Cecchinato, então 72 do mundo, o superou nas quartas de final.

Fazendo apenas sua segunda aparição no torneio e a quarta em Slam, o jovem sueco teve um péssimo começo de partida e foi totalmente dominado no primeiro set, em que Djokovic cometeu apenas 1 erro não forçado e anotou 10 bolas vencedora. Ele ainda venceu 80% dos pontos de serviço, não encarou sequer um break contra e aproveitou as três chances de quebra que teve.

Depois de perder seis games seguidos, Ymer enfim quebrou a sequência negativa e abriu o segundo set confirmando seu serviço. O sueco se soltou um pouco mais e conseguiu algumas boas jogadas como uma passada de ‘grand willy’, só que não foi suficiente para complicar o jogo. Ele até conseguiu uma quebra, mas perdeu o saque três vezes e viu Djokovic abrir 2 sets a 0.

Na terceira e decisiva parcial, não demorou muito até que o sérvio obtivesse a primeira quebra, que pintou já no terceiro game. Um pouco mais inconsistente do que no restante da partida, Djokovic teve o saque quebrado no sexto game, mas depois do 3/3 ele tratou de colocar as coisas no lugar novamente, anotou mais duas quebras e venceu os três games seguintes. O líder do ranking terminou o jogo com 20 winners a mais que Ymer (32 a 12), cinco erros não forçados a menos (22 a 27) e quase o dobro de pontos no total (84 a 46).

Comentários