Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Monteiro vence e encerra jejum brasileiro nos Slam
01/10/2020 às 08h25

* Atualizado às 9h25 com adversário de Monteiro

Paris (França) - Responsável pela eliminação do cabeça de chave 31 na estreia, derrubando o georgiano Nikoloz Basilashvili em sets diretos, o cearense Thiago Monteiro foi o tenista mais ofensivo e consistente em quadra nesta quinta-feira e assim superou o norte-americano Marcos Giron por 7/6 (7-5), 6/4 e 6/1, após 2h01 de confronto.

Com isso, ele encerra um jejum de cinco anos do tênis brasileiro, que não via um representante na terceira rodada de um Grand Slam desde que Thomaz Bellucci venceu dois jogos no US Open de 2015. O próprio Bellucci foi o último a chegar na terceira fase de Paris, em 2011.

A melhor campanha da carreira de Monteiro em um dos quatro principais torneios do circuito deverá deixá-lo bem perto do melhor ranking, subindo provisoriamente da atual 84ª colocação para a 75ª, uma abaixo de sua maior marca, que fatalmente será superada caso ele conquiste uma vitória a mais no saibro parisiense.

O próximo adversário será Marton Fucsovics, algoz do russo Daniil Medvedev na primeira rodada, que venceu mais uma e despachou o veterano espanhol Albert Ramos na segunda rodada, com parciais de 7/6 (7-2), 6/3 e 7/5. Atual 63 do mundo, o húngaro de 28 anos já bateu Monteiro uma vez, no ano passado, nas oitavas de final do ATP de Hamburgo.

Monteiro começou o jogo sempre no comando das ações, já que Giron se limitava a ficar no fundo de quadra e se manter nos ralis. O brasileiro quebrou logo de início, mas aí jogou seu pior game do set e permitiu o empate. O norte-americano ficou mais consistente, porém as melhores variações sempre partiram do brasileiro, ainda que tenha feito poucas deixadas e slices, explorando mais seu forehand profundo na paralela.

Sem qualquer outro break-points, a definição do primeiro set foi ao tiebreak e novamente houve equilíbrio total até enfim Giron errar bola sobre o corpo e permitir que Monteiro concluísse em seguida. Destaque para os 83% de aproveitamento de primeiro serviço do brasileiro.

Vindo de longo partida na véspera, ficou clara a falta de energia física e provavelmente mental de Giron, que aí foi totalmente dominado por um Monteiro sempre determinado. O cearense terminou com quatro aces e total de 34 winners, com excelente índice de 79% de acerto do primeiro saque, com o qual perdeu apenas 10 pontos. De quebra, já garantiu a premiação de 126 mil euros.

Comentários