Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Em Roland Garros, Parmentier encerra a carreira
01/10/2020 às 18h51

Francesa foi número 40 do mundo, ganhou quatro torneios da WTA e fez parte do time campeão da Fed Cup

Foto: Nicolas Gouhier/FFT

Paris (França) - A veterana francesa Pauline Parmentier escolheu Roland Garros para encerrar sua carreira profissional. Ex-top 40 e vencedora de quatro torneios da WTA, a jogadora de 34 anos recebeu convites para as chaves de simples e duplas em Paris, mas acabou perdendo ainda na rodada de estreia em ambas as competições.

Parmentier, atual 164ª do ranking de simples, foi superada pela russa Veronika Kudermetova por 6/2 e 6/3. Já nas duplas, juntou-se à compatriota Alizé Cornet, mas caiu diante das campeãs do US Open, a russa Vera Zvonareva e a alemã Laura Siegemund por 6/4 e 6/2.

O primeiro título da carreira de Parmentier foi conquistado ainda em 2007 em Tashkent. No ano seguinte, venceu no saibro de Bad Gastein e atingiu o 40º lugar do ranking. Depois, ficou dez anos sem conquistas. Já em 2018, venceu os torneios de Istambul e Quebec e chegou a ocupar a 48ª posição. No fim do ano passado, fez parte da equipe francesa campeã da Fed Cup contra a Austrália.

Em sua carreira profissional, Parmentier venceu 474 jogos e perdeu 443. Ela acumulou uma premiação de US$ 3,71 milhões. Dona de 24 vitórias em Grand Slam, ela chegou às oitavas de final de Roland Garros em 2014.

"Estou muito feliz com minha carreira. Tive altos e baixos, mas estou orgulhosa de tudo que fiz", disse Parmentier na última entrevista de sua carreira profissional. "Se aos 11 anos, quando saí da casa dos meus pais, alguém me dissesse eu que terminaria com a carreira aos 34 anos em Roland Garros, eu não acreditaria".

"Eu experimentei emoções lindas e conheci pessoas fabulosas", acrescentou a francesa, que destacou a conquista da Fed Cup como a mais importante. "Fazer parte da seleção francesa sempre foi o meu sonho. Por isso, poder conquistar o troféu no final da minha carreira, além de ter realmente contribuído para a nossa vitória sobre a Romênia na semifinal, é a campanha mais especial da minha carreira".

"Recebi muitas mensagens das meninas. Eu não tive tempo de olhar para todas ainda. Mas elas sempre tinham coisas legais a dizer. Várias delas estavam nas arquibancadas do meu último jogo, como Emilie Loit, Amélie Mauresmo, Nathalie Dechy e Chloé Paquet. Estou muito feliz por seguir em frente, por começar uma nova fase na minha vida. Eu estava no final da minha aventura no tênis".

Comentários