Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Argentina é surpresa nas oitavas, Garcia se redime
02/10/2020 às 13h49

Nadia Podoroska é a primeira argentina nas oitavas de final de um Grand Slam desde Gisela Dulko em 2011

Foto: Divulgação

Paris (França) - A argentina Nadia Podoroska é a surpresa na chave feminina de Roland Garros. A jogadora de 23 anos e vinda do qualificatório garantiu nesta sexta-feira um lugar nas oitavas de final da competição. Ela venceu a eslovaca Anna Schmiedlova por 6/3 e 6/2.

Podoroska, número 131 do ranking, venceu seis jogos seguidos em Paris. No quali, ela passou pela polonesa Magdalena Frech, pela romena Jaqueline Cristian e pela chinesa Xinyu Wang. Já na chave principal, derrotou a belga Greet Minnen e a cazaque Yulia Putintseva (cabeça 23) antes do duelo desta sexta-feira.

Primeira argentina nas oitavas de final de um Grand Slam desde Gisela Dulko, também em Roland Garros em 2011, Podoroska debutará no top 100 após a competição. Sua próxima adversária é a tcheca Barbora Krejcikova, que venceu a búlgara Tsvetana Pironkova por 5/7, 6/4 e 6/3.

Garcia brilha na Chatrier e encara Svitolina
Embora seja uma das grandes esperanças para o tênis feminino francês e já tenha ocupado o quarto lugar do ranking, Caroline Garcia costumava ter uma relação um pouco complicada com a quadra Philippe Chatrier. Mas nesta sexta-feira, ela conseguiu uma grande vitória. Garcia, atual 45ª do ranking, derrotou a belga Elise Mertens, 20ª colocada e cabeça 16 em Paris, por 1/6, 6/4 e 7/5 para se garantir nas oitavas.

Em razão da chuva, a partida foi a única do horário em todo o complexo, já que a quadra principal ganhou um teto retrátil a partir deste ano. Cerca de mil torcedores, número máximo permitido pela organização do torneio, puderam acompanhar o jogo de perto e empurrar a jogadora da casa, que precisou de seis match points.

Os problemas de Garcia com a Chatrier são antigos. Ainda em 2015, quando perdeu para a croata Donna Vekic na estreia. Na ocasião, a francesa se emocionou após a partida, disse que não se sentia bem jogando lá e que havia pedido para atuar em uma quadra menor. Ela até cogitava que no ano seguinte gostaria de "jogar na quadra 9, bem escondida, onde não haveria ninguém".

A francesa de 26 anos agora enfrenta a ucraniana Elina Svitolina, número 6 do mundo, em busca de uma vaga nas quartas de final em Paris. Ela já chegou às quartas uma vez, em 2017. Garcia lidera o histórico contra Svitolina por 3 a 1 e, provavelmente, deverá atuar novamente no estádio principal no próximo domingo.

Comentários