Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Monteiro tenta nova façanha e seu melhor ranking
02/10/2020 às 18h51

Monteiro enfrentou uma vez Fucsovics, no saibro de Munique, e perdeu em três sets apertados

Foto: Arquivo

Paris (França) - Sem ter perdido qualquer um dos seis sets disputados nesta semana em Roland Garros, o canhoto Thiago Monteiro buscará por volta das 7h30 deste sábado mais uma façanha: caso derrote o húngaro Marton Fucsovics, será o primeiro brasileiro nas oitavas de final de um Grand Slam em exatos 10 anos, ou seja, desde Thomaz Bellucci em 2010 também em Paris.

O cearense de 26 anos e número 84 do mundo estreou com vitória sobre o 33º do ranking, o georgiano Nikoloz Basilashvili, e em seguida tirou o norte-americano Marcos Giron, 96º colocado. Caso some os 180 pontos da vitória deste sábado, deverá ficar também próximo ao 65º posto, o que será então também um recorde pessoal. Até hoje, a melhor marca de sua carreira foi a 74ª posição, alcançada ainda em 2017.

As duas vitórias também fazem com que Monteiro garanta a premiação de 126 mil euros, que poderá subir para 189 mil em caso de mais um resultado positivo. Em sua carreira, ele já ganhou mais de US$ 1,47 milhão em premiações de torneios.

+ 'Sinto que posso ir ainda mais longe', diz Monteiro
+ Monteiro vence e encerra jejum brasileiro nos Slam

+ Monteiro elimina 33º do mundo e tem chave aberta

Fucsovics eliminou logo na estreia o russo Daniil Medvedev, número 5 do ranking. O húngaro de 28 anos já chegou a 31º do mundo no ano passado e disputou duas vezes as oitavas do Australian Open, além de ter ido à terceira do recente US Open. Campeão juvenil de Wimbledon, soma 4 títulos de challenger no saibro. E foi também na terra onde ganhou seu único ATP até agora, em Genebra de 2018. Além de Medvedev, já ganhou de Stan Wawrinka e Grigor Dimitrov, quando ambos eram top 3, e também já venceu Matteo Berrettini, David Goffin, Karen Khachanov, Denis Shapovalov e Fabio Fognini.

Quem vencer, enfrentará nas oitavas Andrey Rublev ou Kevin Anderson, de experiências e estilos completamente distintos. O garoto russo, que faturou em Hamburgo seu terceiro troféu do ano, já disputou nove sets. O grandão sul-africano, sempre versátil, tirou seguidamente os sérvios Laslo Djere e Dusan Lajovic e tentará chegar pela quinta vez nas oitavas de Paris.

Monteiro por fim tenta se tornar o nono tenista brasileiro a atingir as oitavas de final de um Grand Slam na Era Profissional, lista que tem Gustavo Kuerten (11 no total), Fernando Meligeni (3), Thomaz Koch (2), além de Thomaz Belucci, Carlos Kirmayr, Jaime Oncins, André Sá e Flávio Saretta, todos com 1.

Comentários