Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Monteiro tem dia instável e cai na 3ª rodada de Paris
03/10/2020 às 10h32

Thiago Monteiro voltará a figurar entre os 75 primeiros do ranking com as vitórias em Paris

Foto: Arquivo

Paris (França) - Ao contrário das duas consistentes vitórias anteriores, o canhoto Thiago Monteiro viveu um sábado instável em Roland Garros, desperdiçou chances no primeiro set e aí foi dominado pelo tênis versátil do húngaro Marton Fucsovics. O atual 63º do ranking marcou as parciais de 7/5, 6/1 e 6/3, após 2h20.

Monteiro tentava ser o primeiro brasileiro a atingir as oitavas de final de um Grand Slam desde que Thomaz Bellucci chegou lá em 2010, também em Paris. As duas vitórias obtidas pelo cearense, inéditas para ele num mesmo Slam, lhe garantiram 90 pontos no ranking e o prêmio bruto de 126 mil euros. Com isso, deve avançar nove posições, ir ao 75º e ficar bem perto de seu recorde pessoal, que foi o 74º.

Fucsovics, responsável pela eliminação logo de estreia do russo Daniil Medvedev, chega pela primeira vez nas oitavas de Roland Garros e repete suas melhores campanhas em Slam, já que atingiu a quarta fase na Austrália em 2018 e 2020. O húngaro de 28 anos, que já chegou a 31º do mundo no ano passado, será o adversário do russo Andrey Rublev, que mais cedo passou sem sustos pelo sul-africano Kevin Anderson, por 6/3, 6/2 e 6/3.

Dia instável de Monteiro
O jogo começou promissor para o brasileiro, que quebrou logo de cara o serviço de um tenso adversário. Mas o próprio Monteiro não estava solto e os dois trocaram quebras por quatro games seguidos. Para ir a 3/2, Fucsovics ainda precisou se safar de 0-30, desta vez optando por ir mais à rede.

O set já tinha meia hora após seis games. Com 4/4, outra vez Monteiro abriu 0-30 antes de o húngaro reagir. Até que veio a quebra decisiva no 12º game, em que Monteiro jogou mal. Embora tenha acertado 87% dos primeiros saques, o cearense ganhou somente 59% desses pontos e nenhum dos cinco em que precisou do segundo serviço.

Depois de salvar dois break-points com bons lances no começo do segundo set, Thiago teve uma chance de quebra num longo terceiro game e isso acabou sendo decisivo. Perdeu o serviço em seguida e aí caiu rapidamente de produção. Fez apenas quatro winners e cometeu 16 erros no segundo set, mais do dobro dos 7 do oponente.

A situação continuou apertada no terceiro set. Monteiro perdeu mais um serviço, agora logo de início, e mostrava alguma dificuldade em achar o tempo ideal de bola. Continou na luta, ainda diminuiu o placar, mas acabou novamente perdendo o serviço diante de um húngaro paciente na defesa e oportuno no ataque.

Na estatística final, Monteiro acertou 76% dos primeiros saques, mas ganhou 56% desses pontos e apenas 30% com o segundo serviço. Foi 25 vezes à rede e ganhou 13 lances. Totalizou 23 winners, porém 37 erros, números inferiores às 28 bolas vencedoras e 22 falhas do adversário.

Comentários