Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Kvitova reage, supera bom teste e volta às oitavas
03/10/2020 às 14h12

Kvitova perdia o primeiro set por 5/1, mas reagiu vencendo nove games seguidos

Foto: Nicolas Gouhier/FFT

Paris (França) - O terceiro jogo de Petra Kvitova em Roland Garros foi um bom teste para a tcheca. Ela começou atrás no placar contra a promissora canadense de 18 anos Leylah Fernandez, número 100 do mundo, mas conseguiu a reação a tempo e venceu nove games seguidos para definir a disputa com parciais de 7/5 e 6/3 para chegar às oitavas de final.

Canhota de 30 anos e número 11 do mundo, Kvitova já foi semifinalista de Roland Garros em 2012 e não chegava às oitavas de final desde 2015. A experiente jogadora tcheca faz sua décima participação no Grand Slam francês. Ela não jogou o torneio do ano passado por conta de lesão no antebraço esquerdo.

Tcheca perdia o primeiro set por 5/1

O jogo começou muito melhor para Fernandez, que mostrava paciência na construção dos pontos e boas variações táticas, usando bem as bolas curtas, para conseguir duas quebras seguidas e fazer 5/1. Mas a jovem canadense perdeu as duas chances de sacar para fechar, uma delas em um game muito longo, e Kvitova começou a ganhar confiança nas devoluções.

Com o placar empatado por 5/5, Fernandez fez duas duplas-faltas e sofreu outra quebra. Kvitova fechou o set logo na sequência. A experiente jogadora tcheca manteve o domínio no início do segundo set, aproveitando-se de uma queda de rendimento da rival, e abriu 3/0. A canadense até devolveu uma das quebras, mas não conseguiu buscar o empate. Kvitova fez 32 a 19 em winners e cometeu 36 erros contra 24 da rival.

Zhang encara Kvitova, Ostapenko é eliminada
A próxima adversária de Kvitova em Paris é a chinesa Shuai Zhang, número 40 do mundo, que venceu a jovem francesa de 19 anos Clara Burel por 7/6 (7-2) e 7/5. Zhang é a única jogadora de seu país na chave de Roland Garros, já que conseguiu um visto de última hora para viajar. A chinesa de 31 anos tem duas vitórias e três derrotas diante da canhota tcheca.

Quem se despediu do torneio foi a campeã de 2017 Jelena Ostapenko. A letã, que vinha de grande vitória sobre a cabeça 2 Karolina Pliskova, perdeu por 6/4 e 6/3 para a espanhola Paula Badosa, 87ª do mundo e que faz o melhor Slam da carreira aos 22 anos. Badosa enfrenta a alemã Laura Siegemund, que venceu a croata Petra Martic por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/0.

Outro nome garantido nas oitavas é o de Fiona Ferro. A francesa de 23 anos e 49ª do ranking havia conquistado o WTA de Palermo no início de agosto, mas não atuou em nenhum outro torneio profissional desde então, em virtude de lesão em uma das costelas. De volta às quadras em Roland Garros, manteve o bom nível e venceu a romena Patricia Maria Tig por 7/6 (9-7), 4/6 e 6/0. Ela será a próxima rival da número 6 do mundo Sofia Kenin.

Comentários