Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Em noite de chuva e confusão, Djokovic vence fácil
03/10/2020 às 15h34

Paris (França) - No jogo que encerrou a terceira rodada masculina de Roland Garros, Novak Djokovic encontrou pouca resistência diante do colombiano Daniel Galán, 153º do ranking. O número 1 do mundo marcou as tranquilas parciais de 6/0, 6/3 e 6/2. O jogo, entretanto, ficou marcado por falhas da organização do torneio, que demorou demais para fechar o novo teto retrátil da quadra Philippe Chatrier e quase causou um acidente.

A partida já começou sob uma garoa, mas a chuva se intensificou ao longo do primeiro set. Já no início da segunda parcial, quando Djokovic liderava por 2/1, Galán escorregou na quadra, que já estava muito molhada. O jogo foi paralisado assim que terminou o game. Como o fechamento do teto dura aproximadamente 15 minutos, foi necessário cobrir a quadra com uma lona e fazer uma manutenção do piso.

Nos três jogos que fez em Roland Garros, Djokovic perdeu apenas 15 games no total. Ele também cedeu apenas cinco games ao sueco Mikael Ymer e ao lituano Ricardas Berankis. O jogador de 33 anos está em busca de seu 18º título de Grand Slam e o segundo em Paris, onde já foi campeão em 2016. Agora com 71 vitórias no saibro de Roland Garros, ele deixa as 70 vitórias de Roger Federer para trás e só perde para Rafael Nadal, com incríveis 96 triunfos.

O sérvio venceu 34 dos 35 jogos que fez na temporada, com títulos do Australian Open, da ATP Cup, do ATP 500 de Dubai e dos Masters 1000 de Cincinnati e Roma. A única derrota foi por desclassificação no US Open, em jogo das oitavas de final contra Pablo Carreño Busta, quando ele acertou a bola em uma árbitra de linha. 

Duelo com Khachanov nas oitavas
O adversário de Djokovic nas oitavas de final de Roland Garros será o russo Karen Khachanov. O sérvio venceu três dos quatro duelos anteriores contra o atual 16º do ranking. Khachanov venceu o chileno Cristian Garin por 6/2, 3/6, 6/4 e 6/2. O russo de 24 anos chega pela quarta vez seguida às oitavas de final e já esteve nas quartas no ano passado.

A vitória sobre Galán também foi a 25ª para Djokovic contra adversários sul-americanos em Grand Slam. Sua única derrota foi para o argentino Guillermo Coria na segunda rodada de Roland Garros em 2005. Na ocasião, o sérvio abandonou a partida por lesão ainda no segundo set. Desde então, venceu todos os sul-americanos que enfrentou em Slam, inclusive os brasileiros João Souza e Rogério Dutra Silva.

Superado por Djokovic neste sábado, Galán entrou na chave como lucky-loser depois de ter perdido na última rodada do quali. O colombiano de 24 anos aproveitou bem a oportunidade e venceu o britânico Cameron Norrie e o norte-americano Tennys Sandgren. Ele só havia disputado um Grand Slam na carreira, no Australian Open deste ano, e seu melhor ranking foi o 140º lugar, alcançado em fevereiro.

Sérvio não sofreu quebras na partida
Djokovic foi muito superior durante o primeiro set ao conquistar três quebras e ceder apenas dois pontos em seus games de serviço, com direito a um 10 a 0 no placar de winners. Apesar da boa vantagem, o sérvio precisou jogar muitos pontos longos no começo de jogo, especialmente quando a quadra estava mais pesada em razão da chuva. Nessas condições de piso, os drop-shots de Djokovic funcionavam muito bem.

Com uma quebra logo na abertura do segundo set, Djokovic ficou em situação ainda mais confortável na partida. O número 1 do mundo seguia pressionando constantemente o saque do adversário, tanto que venceu metade dos pontos disputados no serviço de Galán, 19 em 38 possíveis. Com cinco break points criados em quatro games distintos, a segunda quebra foi inevitável e definiu o set.

Já no terceiro set, Djokovic rapidamente abriu 3/0. O colombiano precisava correr muito e aguentar longos ralis para tentar pontuar naquele momento da partida. O número 1 do mundo perdeu a chance de conseguir mais uma quebra de vantagem quando vencia por 4/1. Na sequência, encarou um longo game de serviço, mas escapou de dois break points. O sérvio, então, não seria mais ameaçado e confirmou a vitória.

Comentários