Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Nadal faz quartas em Paris e deixa Connors para trás
04/10/2020 às 09h33

Nadal é agora o terceiro que mais foi às quartas em Grand Slam com 42 participações

Foto: ATP

Paris (França) - Se na chave feminina as oitavas de final começaram com duas grandes surpresas, o espanhol Rafael Nadal tratou de mostrar que com ele o mesmo passaria longe de acontecer. Ele fez valer todo seu favoritismo neste domingo contra o norte-americano Sebastian Korda e levou a melhor em sets diretos, gastando 1h55 para anotar parciais de 6/1, 6/1 e 6/2.

O canhoto de Mallorca é o primeiro garantido nas quartas de final em Paris entre os homens, alcançando tal fase pela 14ª vez na competição. Ele agora é o recordista isolado neste quesito, mas pode ver o sérvio Novak Djokovic igualar sua marca na próxima segunda-feira, quando o número 1 do mundo medirá forças com o russo Karen Khachanov.

Em Grand Slam, o espanhol soma agora 42 campanhas indo até as quartas, deixando para trás o norte-americano Jimmy Connors e suas 41. Nadal diminui a desvantagem que tem para o suíço Roger Federer, o recordista de quartas de final com 57 participações. Entre eles está Djokovic, que já tem 46 e pode chegar a 47 se vencer mais uma partida no saibro parisiense.

Nadal também se aproxima de dois números expressivos: a 100ª vitória em Roland Garros e a 1.000ª vitória da carreira. Com o triunfo sobre Korda, ele está a três vitórias da centésima em Paris e a quatro da milésima na carreira. Se for campeão do torneio, ele chegará no 100 redondo no Slam francês e ficará a apenas uma dos 1.000 no geral.

O próximo obstáculo no caminho de Rafa sairá da partida entre o alemão Alexander Zverev, que tenta manter o embalo após o vice no US Open, e o jovem italiano Jannik Sinner. O atual vice-líder da ATP já enfrentou o germânico seis vezes e perdeu apenas uma, já contra o italiano de 19 anos o duelo seria inédito.

Vento forte dificulta

Korda veio com uma proposta ousada e nos dois primeiros games tentou ser muito agressivo, até mesmo indo à rede atrás do segundo saque do espanhol. Chegou a ter um break-point logo de cara, mas Nadal se safou de um longo game com saques sobre o corpo.

Com rajadas de vento de até 24 km/h, os dois tenistas tinham dificuldades não apenas no lançamento do saque mas com desvios inesperados da bola. Nessas condições, o topspin é fundamental e assim o espanhol se adaptou com maior rapidez e abriu larga vantagem. Korda só ganhou seu primeiro game com 0/5.

O domínio do espanhol aumentou no segundo set, que foi ainda mais rápido. Agora, Nadal já conseguia trocar as direções de bola com frequência, sem deixar Korda parado perto da linha, e com apenas 68 minutos o placar era de 2 sets a 0, com 30 erros de Korda.

Korda deu ainda um último suspiro, ao quebrar o serviço do espanhol e abrir 2/0 no terceiro set, mas foi só. Com paciência, o espanhol se defendeu e alimentou os erros do adversário, virando a parcial com direito a um 'pneu moral' para cima do jovem adversário e selando a vitória por 3 a 0.

Comentários