Notícias | Dia a dia | Roland Garros
'Deveria ter fechado em quatro sets, lamenta Thiem
06/10/2020 às 19h07

Austríaco acredita que o desgaste físico fez a diferença no resultado final

Foto: ATP

Paris (França) - Eliminado nas quartas de final de Roland Garros, Dominic Thiem lamentou as oportunidades perdidas no duelo desta terça-feira contra o argentino Diego Schwartzman. Depois de perder uma batalha de cinco sets e com 5h08, Thiem acredita que a parte física foi determinante para o resultado da partida e lamentou não ter aproveitado suas oportunidades no quarto set.

"Se eu quisesse ganhar esse jogo, deveria ter fechado em quatro sets. No quinto, ele estava um pouco mais descansado e jogando melhor do que eu", disse Thiem após a derrota por 7/6 (7-1), 5/7, 6/7 (6-8), 7/6 (7-5) e 6/2 para Schwartzman. O austríaco já vinha de outra partida de cinco sets, diante do francês Hugo Gaston nas oitavas.

"Eu estava acima do limite hoje. Se tivesse vencido, teria dois dias de folga antes da semifinal e talvez eu conseguisse me recuperar", avaliou o jogador de 27 anos. "Mesmo que eu esteja fisicamente e mentalmente muito cansado, eu teria dois dias inteiros de descanso. Mas no final, eu dei tudo o que tinha. Foi uma partida incrível. Eu acho que a primeira na minha carreira com mais de cinco horas. Diego merece totalmente a vitória".

O austríaco conta que tentou aproveitar ao máximo o período de descanso e recuperação física, mesmo que isso significasse reduzir um pouco a carga de treinos. "Eu apenas tentei fazer tudo o que podia para me recuperar. Também tentei algo novo. Por exemplo, antes das oitavas de final eu não fiz nada o dia todo. Só para tentar estar em 100% novamente".

"Quer dizer, estava indo muito bem. Além disso, hoje eu ainda consegui jogar em um nível bastante alto por mais de cinco horas. Mas ele provavelmente estava um pouco mais inteiro do que eu no quinto set. É por isso que ele ganhou", acrescentou o número 3 do mundo.

Vindo da conquista de seu primeiro Grand Slam no US Open, Thiem teve pouco tempo de preparação para Roland Garros e sequer atuou nos torneios anteriores no saibro. "Não estou triste com meu desempenho aqui em Roland Garros. Tive pouco tempo de preparação com a longa viagem para casa, o jet lag e tudo mais. Além, é claro, de ter vencido o meu primeiro slam, que é uma coisa especial. Vim aqui, joguei em condições brutais, eu diria. Não posso dizer que foi um torneio ruim. Estou muito feliz".

Thiem também parabenizou Schwartzman pela campanha. O austríaco e o argentino são grandes amigos no circuito. "Como eu disse, nós dois demos 100% em quadra. Estou super decepcionado por ter perdido, por não chegar à semifinal este ano. Mas, ao mesmo tempo, estou feliz por ele. Ele realmente merece. É uma incrível conquista dele, ainda mais porque vai entrar no top 10 depois de tanto tempo de carreira. Como eu disse, estou feliz por ele. Talvez para perder para um amigo doa um pouco menos".

Comentários