Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Rio Open e Roland Garros anunciam parceria
08/10/2020 às 16h04

Rio Open é um dos primeiros a se associar ao tradicional campeonato parisiense

Foto: Fotojump

Paris (França) - O Rio Open é o mais novo parceiro de Roland Garros, o prestigiado Grand Slam francês e mais importante torneio de tênis disputado no saibro do mundo. A iniciativa Roland Garros Pro Series, desenvolvida pela Federação Francesa de Tênis, visa promover o esporte no saibro e, para isso, se aliou com torneios disputados na mesma superfície em todo o mundo.

Somando ao Rio Open, o ATP 500 de Barcelona, os ATPs 250 de Buenos Aires e Lyon, e o WTA International de Estrasburgo também se uniram a Roland Garros em busca da promoção desta superfície tão importante para a história do tênis. Além de estabelecer novas amizades com diversos parceiros internacionais, os torneios poderão colaborar na criação de conteúdos exclusivos e também na organização de eventos conjuntos.

“Com a Roland-Garros Pro Series, a FFT atingiu um novo marco na promoção do tênis jogado no saibro. Com 165 clubes de tênis amador afiliados à FFT na França, agora estamos estreitando laços com o tênis profissional. Estamos cumprindo nosso papel de campeonato mundial de saibro”, explicou Bernard Giudicelli, presidente da FFT.

“A celebração dessa parceria de Roland Garros com o Rio Open é motivo de muito orgulho para todos nós. É mais um marco importante na nossa trajetória. Roland Garros sempre foi uma referência. Vejo essa parceria como mais uma oportunidade de evolução, de aprimoramento para que possamos fazer um Rio Open cada vez melhor.” disse Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

Luiz Carvalho, diretor do Rio Open, complementou: “Essa é uma parceria que só vem reforçar a relevância do Rio Open no calendário mundial. Anos após anos a gente traz alguns dos melhores jogadores de saibro do mundo e que sempre acabam culminando com bons resultados em Paris. Vamos juntos trocar know-how, melhores práticas e projetos que engrandeçam ambos os eventos. É uma honra estar ao lado de Roland Garros.”

A grande identificação do fã de tênis no Brasil com o saibro é fruto do tricampeonato de Gustavo Kuerten no Grand Slam francês. Ícone do esporte no país, Guga foi o responsável por marcar o nome Roland Garros na memória dos brasileiros. Hoje, Kuerten, amante da bolinha amarela, também é sinônimo de Rio Open, estando presente em todas as edições do torneio carioca.

“A quadra de saibro é sobre emoções, grandes batalhas e o poder de superar obstáculos cercados por crenças, esperanças e paixão. É por isso que adoro o jogo, especialmente em Roland Garros. É por isso que apoio a parceria 'Roland-Garros Pro Series' entre Roland Garros e torneios de saibro ATP e WTA. Todos esses esforços são importantes para compartilhar experiências entre os grandes torneios que inspiram as pessoas em todo o mundo”, explicou Guga.

Esta é mais uma das iniciativas que a federação francesa promove mundialmente. Além da Roland Garros Pro Series, a FFT também conta com outras, como o Club Roland Garros, certificação oficial dada aos clubes parceiros que permite um intercâmbio entre técnicos, e o Roland Garros Junior Wild Card Series, seletiva que premia o vencedor com um convite na chave juvenil do Grand Slam francês, todas presentes no Brasil.

Comentários