Notícias | Dia a dia | Roland Garros
'Posso jogar ainda melhor sob pressão', diz Swiatek
08/10/2020 às 17h26

Swiatek ainda não perdeu sets em Roland Garros e tem conquistado suas vitórias de forma muito tranquila

Foto: Divulgação

Paris (França) - Com uma campanha irretocável até aqui, Iga Swiatek chegou à final de Roland Garros sem perder sets. Além disso, a polonesa de apenas 19 anos e 54ª do ranking cedeu apenas 23 games no torneio, sem precisar jogar nem mesmo um tiebreak. Adversária da número 6 do mundo Sofia Kenin na final, ela garante que pode também fazer uma boa partida sob pressão para conquistar seu primeiro Grand Slam.

A jovem jogadora passou por diferentes condições ao longo das duas últimas semanas, surpreendendo nomes como Marketa Vondrousova na estreia e Simona Halep nas oitavas, e confirmando o favoritismo nas quartas e semis contra Martina Trevisan e Nadia Podoroska. 

+ Swiatek domina e busca título inédito para a Polônia
+ Swiatek vai se acostumando a jogar como favorita
+ Revanche contra Halep ilustra evolução de Swiatek

"Normalmente sou aquele tipo de tenista que joga melhor sob pressão. Acho que vai dar tudo certo. Mas há uma razão pela qual fui tão eficiente. É sério. Estou ficando super focada e não estou deixando as minhas oponentes jogarem seu melhor tênis. Então eu espero fazer isso de novo no sábado", disse Swiatek depois de vencer a semifinal contra a argentina Nadia Podoroska por 6/2 e 6/1.

Apesar de estar bastante focada e confiante, a polonesa não esconde a satisfação pela boa campanha e a sensação de estar vivendo um sonho. "Isso não parece real. Por um lado, sei que posso jogar um ótimo tênis. De outro, ainda é meio surpreendente para mim. Nunca teria pensado que chegaria à final. É uma loucura. Mas continuo acreditando em mim mesma. É incrível para mim. É como um sonho tornado realidade".

"Acho que eu só vou perceber tudo o que está acontecendo depois do torneio. No momento, estou apenas vivendo o sonho. Só quero me concentrar nas outras partidas, nas duplas. E vou aproveitar tudo depois. Ainda estou com a adrenalina do jogo, então é difícil de acreditar nisso. Sei que a final vai ser um jogo difícil e que vou enfrentar uma adversária mais experiente, que já esteve nessa situação antes. Novamente, eu vou ser uma 'zebra', se é que a gente pode falar isso de uma finalista. Mas vai ser um jogo difícil e vou apenas manter o foco", acrescentou Swiatek, que também é semifinalista de duplas, ao lado da norte-americana Nicole Melichar.

Também chama atenção o fato de Swiatek utilizar o mesmo modelo de raquete desde os tempos de juvenil. Mesmo sendo uma jogadora de golpes muito potentes, ela gosta de utilizar um material mais leve, mas vai testar outras opções durante a pré-temporada. "Bem, basicamente eu estou jogando com a Prince há muito tempo e não tive tempo para mudar ou testar outras raquetes. Quando eu era mais jovem, foi difícil para me decidir. Mas estou jogando sem contrato. Em algum momento eu vou mudar isso, com certeza".

"Mas sempre adorei a raquete, então continuei jogando com ela. Na verdade, não sei se é mais leve que as raquetes das outras jogadoras. Estou acostumada com essa, mas acho que vamos testar mais algumas durante esta pré-temporada. Vou precisar lidar com algumas coisas que eu não lidei antes. Certamente, vai ser muito difícil para mim, porque acho que estou jogando com essa há uns cinco anos. Mas vamos pensar sobre isso. Talvez eu consiga desenvolver meu jogo ainda mais".

Comentários