Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Tsitsipas lamenta ter reagido muito tarde no jogo
09/10/2020 às 20h40

Depois de ter perdido os dois primeiros sets e salvar um match point no terceiro, grego equilibrou a partida

Foto: Julien Crosnier/FFT

Paris (França) - Eliminado na semifinal de Roland Garros, Stefanos Tsitsipas lamenta ter reagido muito tarde no jogo contra Novak Djokovic nesta sexta-feira. O número 1 do mundo venceu os dois primeiros sets e teve um match point no terceiro. Só então, o grego começou a crescer na partida, depois de mudar o jeito de jogar, e conseguiu equilibrar as ações, mas perdeu uma batalha de cinco sets.

"Tive uma grande recuperação na partida e acho que joguei um ótimo tênis depois, exceto no quinto set. Acredito que o meu corpo não estava pronto. Fisicamente, eu não estava mais no jogo", disse Tsitsipas após a derrota por 6/3, 6/2, 5/7, 4/6 e 6/1 em 3h54 de partida.

"Eu gostaria de ter descoberto algumas coisas antes. Eu tentei algumas coisas no treino e queria implementá-las no jogo", acrescentou o jovem de 22 anos. "Foi algo novo, mas gostaria de não ter tentado isso e mantido a minha rotina normal de sentir a bola e também tentar ditar o ritmo do jogo. Acho que foi um grande erro hoje ter tentado jogar diferente por dois sets seguidos e depois voltar à minha velha maneira de fazer as coisas".

"Sinto-me feliz e ao mesmo tempo triste. Poderia ter conseguido um resultado melhor. Novak mostrou mais uma vez porque é atleta incrível. É muito difícil jogar contra ele. Acho é um dos adversários mais difíceis que já enfrentei em toda a minha vida. Eu tenho um grande respeito por isso", explica o grego, que já enfrentou Djokovic seis vezes e tem duas vitórias.

Tsitsipas admitiu que no final da partida uma lesão não revelada, que ele sofreu durante o Masters 1000 de Roma há três semanas, voltou a incomodar. Mesmo assim, lutou até o fim. "Foi difícil terminar a partida com espírito de luta, mas eu tentei o meu melhor apesar de tudo isso. Estou feliz por ter saído de dois sets abaixo e ter tentado permanecer no jogo o maior tempo possível".

A semifinal de Roland Garros foi a segunda de Tsitsipas em um Grand Slam. Ano passado, ele também chegou longe no Australian Open, mas perdeu para Rafael Nadal. "Eu ainda era uma muito jovem, e agora estou me tornando um adulto. Meu pensamento mudou. Eu amadureci e já passei por muitas coisas".

"Ganhei muita experiência e muito aprimoramento físico. Também melhorei a capacidade de ler o jogo. Além disso, com certeza, agora tenho a capacidade de estar mais relaxado na quadra. Eu vejo os meus vídeos de dois, três anos atrás, e percebo que amadureci muito. Consigo ficar mais calmo e mais observador na quadra".

Comentários