Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Título de Swiatek foi o mais dominante desde Graf
10/10/2020 às 13h10

Swiatek não perdeu sets no torneio e cedeu apenas 28 games

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Paris (França) - A campanha de Iga Swiatek para a conquista de seu primeiro título de Grand Slam em Roland Garros foi uma das mais dominantes na história do torneio. Além de não ter perdido sets na competição, a polonesa cedeu apenas 28 games em Paris. Esse é o menor número de games perdidos por uma campeã desde 1988, quando a alemã Steffi Graf cedeu apenas 20 games no torneio.

Swiatek é a primeira campeã sem perder sets em Paris desde Justine Henin em 2007, mas naquela campanha a belga cedeu 32 games ao longo do torneio. Outra campanha recente com pouquíssimos games perdidos foi de Serena Williams, em 2013, quando a norte-americana cedeu 29 games, mas deixando um set pelo caminho.

A estreia de Swiatek foi contra a canhota tcheca Marketa Vondrousova, cabeça 15 do torneio e finalista no ano passado, e ela cedeu apenas três games na vitória por 6/1 e 6/2. Depois, passou pela veterana taiwanesa Su-Wei Hsieh, que executa forehand e backhand com as duas mãos e sobe muito à rede, com parciais de 6/1 e 6/4. Na terceira rodada, cedeu só cinco games à ex-top 5 Eugenie Bouchard, com placar final de 6/3 e 6/2.

Diante da favorita Simona Halep, campeã do torneio em 2018 e número 2 do mundo, Swiatek jogou um tênis agressivo do início ao fim e fez 6/1 e 6/2 contra a romena. Foi uma revanche depois de uma dura derrota em apenas 45h para a mesma Halep nas oitavas de final do ano passado.

Depois de marcar sua primeira vitória contra top 10, jogou como favorita nas quartas e semifinal contra a italiana Martina Trevisan e a argentina Nadia Podoroska, ambas vindas do quali. Ela fez 6/3 e 6/1 contra Trevisan e 6/2 e 6/1 diante de Podoroska.

Já em sua primeira final de Grand Slam, encarou Sofia Kenin, número 6 do mundo e atual campeã do Australian Open. Depois de um primeiro set equilibrado, a polonesa dominou a segunda parcial, contando também com alguns problemas físicos da adversária e venceu por 6/4 e 6/1 para fechar uma campanha espetacular em Paris.

Comentários