Linz (Áustria) - O último torneio de primeira linha do calendário feminino de 2020 começa nesta segunda-feira com o favoritismo da bielorrussa Aryna Sabalenka e da belga Elise Mertens. Elas pontuam a chave do torneio de Linz, disputado sobre quadra sintética coberta e com premiação de US$ 225.500.
No ano passado, Sabalenka finalizou sua temporada com dois títulos seguidos, em Wuhan e Zhuhai, e a tenista de 22 anos tenta repetir o feito, já que ganhou Ostrava há duas semanas. Na campanha da República Tcheca, conseguiu vitórias de peso sobre Jennifer Brady e Victoria Azarenka.
A estreia será diante da italiana Jasmine Paolini e a primeira cabeça em seu caminho pode ser a suíça Jil Teichmann. No lado superior da chave, ficaram ainda a cabeça 3 Dayana Yastremska e a norte-americana Bernarda Pera.
Parceira de duplas de Sabalenka em Ostrava, Mertens é o principal nome na parte inferior. Quadrifinalista no US Open, onde eliminou Sofia Kenin, ela inicia contra uma qualificada e pode ter interessante duelo diante da convidada Vera Zvonareva em seguida.
A russa Ekaterina Alexandrova, campeã de Shenzhen no começo do ano e semifinalista em São Petersburgo, é a mais indicada para a outra vaga na semi. Ela no entanto pode cruzar com a surpresa argentina Nadia Podoroska nas quartas, que no entanto tem estreia perigosa diante da romena Irina Begu.