Linz (Áustria) - Último torneio da temporada, o WTA de Linz não poderia ter uma final melhor. As duas principais candidatas ao título, a bielorrussa Aryna Sabalenka e a belga Elise Mertens confirmaram o favoritismo e se classificaram para a decisão neste sábado ao vencerem suas respectivas partidas das semifinais.
Cabeça de chave número 2, Mertens foi a primeira a entrar em quadra e levou um susto da russa Ekaterina Alexandrova, que venceu o primeiro set. Só que a belga conseguiu se recuperar na partida e buscou a virada, derrubando a quarta pré-classificada com o placar final de 2/6, 6/1 e 7/5, depois de 2h05 de confronto.
Na sequência foi a vez de Sabalenka conquistar a vaga na decisão, que também não foi fácil para ela. Isso porque a tcheca Barbora Krejcikova dificultou bastante a vida da belga, que precisou de três sets e 2h03 para despachar a rival, triunfando com parciais de 7/5, 4/6 e 6/3.
The 🇧🇪 claims it!@elise_mertens takes it over Alexandrova, 2-6, 6-1, 7-5.#WTALinz pic.twitter.com/C8LZYDMc6i
— wta (@WTA) November 14, 2020
Atual número 11 do mundo, Sabalenka deixará para trás a norte-americana Serena Williams com a final em Linz e fechará a temporada dentro do top 10. Mertens também vai subindo no ranking e voltará ao top 20, indo justamente para o 20º lugar. A bielorrussa não conseguirá subir mais mesmo se for campeã; já a belga pode ganhar mais uma posição com o título.
Será a sexta vez que as duas se enfrentarão, com vantagem mínima para Sabalenka, que venceu três dos cinco embates anteriores, entre eles os dois últimos (Dubai 2020 e Zuhai 2019). A bielorrussa de 22 anos vai em busca de seu oitavo título de simples na WTA enquanto e belga tentará sua sexta conquista.
.@SabalenkaA claims her spot in the final!
— wta (@WTA) November 14, 2020
She takes it, 7-5, 4-6, 6-3 over Krejcikova at #WTALinz pic.twitter.com/a3dl1bB79q