Notícias | Dia a dia
Sabalenka derrota Mertens e fatura o título em Linz
15/11/2020 às 14h33

Linz (Áustria) - No duelo entre as duas principais favoritas ao título no WTA de Linz, prevaleceu a cabeça de chave número 1 Aryna Sabalenka, que na final deste domingo levou a melhor sobre a belga Elise Mertens em sets diretos, com placar final de 7/5 e 6/2, anotado em 1h42 de confronto. Este foi o décimo título da bielorrussa de 22 anos, o terceiro na atual temporada.

Boas amigas e parceiras de duplas durante grande parte dos últimos dois anos, faturando inclusive o título do US Open em 2019, Sabalenka e Mertens se enfrentaram pela sexta vez e a bielorrussa ampliou a vantagem no retrospecto entre elas, agora com quatro vitórias e duas derrotas.

O título renderá a Sabalenka uma premiação de US$ 20.161 e mais 280 pontos no ranking, que a farão terminar o ano no top 10, ultrapassando a norte-americana Serena Williams e assumindo o décimo lugar. Mertens receberá US$ 11.290 e 180 pontos no ranking, que a levarão de volta ao top 20, ganhando a posição da tcheca Marketa Vondrousova.

Sabalenka abriu 2/0 logo de cara no primeiro set, mas depois a rival belga se recuperou e chegou a sacar em 5/4 para fechar. Mertens não apenas perdeu a oportunidade, levando novo break, como viu a bielorrussa vencer três games seguidos, com mais uma quebra, e assim fazer 1 set a 0 no marcador.

Na segunda parcial, a atual número 11 do mundo voltou a largar na frente, mas desta vez não permitiu reviravoltas por parte de Mertens. Depois de marcar 3/0, Sabalenka seguiu firme, salvou dois break-points no quinto game e no oitavo bateu o saque da rival mais uma vez para selar a vitória.

Na final de duplas que abriu o dia, as cabeças de chave número 4, a holandesa Arantxa Rus e a eslovena Tamara Zidansek fizeram valer o favoritismo e conquistaram o segundo título de 2020 jogando juntas. Elas levaram a melhor sobre Lucie Hradecka e Katerina Siniakova em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4.

Comentários