São Paulo (SP) – O Finals do Favela Open será realizado no dia 16 de dezembro, no EC Pinheiros, na capital paulista, das 10 às 14 horas, reunindo os 16 campeões das seletivas que aconteceram em algumas das principais comunidades do país: Pirambu, de Fortaleza (CE), Casa Amarela, de Recife (PE), Favela Africa, de Natal (RN), Sururu de Capote, de Maceió (AL), Asa Branca, de Feira de Santana (BA), Aglomerado da Serra, de Belo Horizonte (MG), Rocinha, do Rio de Janeiro (RJ). Atletas com idade entre 13 e 16 anos disputarão duas vagas para participar do Rio Open.
Ao longo de 29 anos, o evento idealizado por Jorge Nascimento – professor, técnico e coordenador de tênis oriundo de uma favela – tem ajudado os jovens a encontrar no tênis a força para escaparem dos problemas sociais. O projeto já revelou nomes como Wagner Paiva, treinador em Los Angeles (EUA), e Leandro Oliveira Cruz, campeão do Favela Open de 2002. O Favela Open tem acontecido desde 1992 em mais de 20 estados, com jogos em quadras improvisadas em piso de terra e em vielas.
O evento deste ano prestará homenagem a Evanildo Mondek, professor de tênis do EC Pinheiros por sempre apoiar e incentivar pegadores de bola a se tornarem jogadores e professores. Também será homenageado este ano o ex-número 1 do país e ex-apanhador de bola Rogério Dutra Silva.