Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Medvedev e Thiem lutam por título inédito às 15h
22/11/2020 às 08h35

Thiem venceu o duelo mais recente contra Medvedev, na semifinal do US Open

Foto: Simon Bruty/USTA

Londres (Inglaterra) - Pelo quinto ano seguido, o ATP Finals terá um campeão inédito. Daniil Medvedev e Dominic Thiem decidem o título do torneio entre os oito melhores da temporada a partir das 15h (de Brasília) deste domingo. O histórico de confrontos é favorável ao austríaco, que lidera o retrospecto por 3 a 1.

Thiem venceu o duelo mais recente entre eles, na semifinal do US Open. Também levou a melhor na final de Barcelona em 2019 e também na quadra dura e coberta de São Petersburgo há dois anos. Já o único triunfo de Medvedev aconteceu no Masters 1000 de Montréal do ano passado.

Os dois jogadores conseguiram ao longo da semana vencer os números 1 e 2 do mundo, Novak Djokovic e Rafael Nadal. No caso de Medvedev, quarto colocado, há a possibilidade de terminar o torneio vencendo os três primeiros do ranking. Isso não acontece no mesmo torneio desde 2007, quando David Nalbandian foi campeão em Madri depois de varrer Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic.

Medvedev está invicto há nove jogos. Ele foi campeão do Masters 1000 de Paris há duas semanas. Já durante o Finals, venceu todos os jogos da fase de grupos. Por sua vez, Thiem chegou a perder uma partida no torneio, para Andrey Rublev, quando já estava classificado para a semifinal. O russo pode ser o segundo jogador de seu país a vencer o Finals, repetindo Nikolay Davydenko em 2009, enquanto Thiem busca um título inédito para o tênis austríaco.

Final de duplas abre a rodada
Mais cedo, às 12h30, acontece a final de duplas. O austríaco Jurgen Melzer e o francês Edouard Roger-Vasselin enfrentam o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic. Será o primeiro encontro entre as duas parcerias e os quatro jogadores buscam um título inédito.

Melzer e Vasselin foram os últimos a se classificar para o Finals e já escaparam de seis match points ao longo do torneio, enquanto Koolhof e Mektic buscam o primeiro título juntos justamente no último torneio da parceria.

Nos 50 anos do Finals, que começaram com a edição de 1970 em Tóquio, está é a última vez que Londres recebe o torneio. A cidade é sede competição desde 2009. A partir do ano que vem, o evento vai para Turim, na Itália. 

Confira a programação deste domingo.

Final de duplas - 12h30
[8]Jurgen Melzer (AUT)/Edouard Roger-Vasselin (FRA) vs. [6]Wesley Koolhof (HOL)/Nikola Mektic (CRO)
Final de simples - 15h
[3]Dominic Thiem (AUT) vs. [4]Daniil Medvedev (RUS)

Veja o histórico de confrontos entre Thiem e Medvedev

2020
US Open - sintético - semifinal - Dominic Thiem. 6/2 7/6(7) 7/6(5)
2019
Masters 1000 de Montreal - sintético - quartas - Daniil Medvedev, 6/3 6/1
Barcelona - saibro - final - Dominic Thiem, 6/4 6/0
2018
São Petersburgo - sintético (coberto) - quartas - Dominic Thiem, 6/2 3/6 7/6(2)

Comentários