Londres (Inglaterra) - Justamente no torneio que marcava a despedida da dupla do holandês Wesley Koolhof com o croata Nikola Mektic, eles conquistaram o título mais importante de suas carreiras. Eles venceram o ATP Finals depois de superarem na final o austríaco Jurgen Melzer e o francês Edouard Roger-Vasselin por 6/2, 3/6 e 10-5 em 1h16 de partida neste domingo.
Ambos com 31 anos, Koolhof e Mektic conquistaram o primeiro e único título juntos. Eles chegaram a Londres como a quinta melhor dupla da temporada, tendo como principais resultados a final do US Open e semifinalista de Roland Garros, além de também ficarem com o vice no ATP 250 de Marselha. O croata tem agora oito títulos de ATP e o holandês tem seis.
Their first team title together and it’s a MASSIVE one!@WesleyKoolhof & @NMektic win the 2020 #NittoATPFinals doubles title 🙌 pic.twitter.com/OXijPsHPkl
— Tennis TV (@TennisTV) November 22, 2020
No ano que vem, Mektic jogará ao lado do também croata Mate Pavic, enquanto Koolhof terá como parceiro o polonês Lukasz Kubot. As várias mudanças nas duplas para 2021 afetam até mesmo os dois principais brasileiros no ranking, Bruno Soares voltará a jogar ao lado do britânico Jamie Murray, enquanto Marcelo Melo terá uma parceria inédita com o holandês Jean-Julien Rojer.
Melzer e Vasselin foram a última dupla a garantir vaga no Finals, depois de chegarem à final do ATP 250 de Sófia. Na campanha até a final em Londres, escaparam de seis match points, sendo cinco contra John Peers e Michael Venus em jogo decisivo na fase de grupos e mais um contra Rajeev Ram e Joe Salisbury na semifinal. Veterano de 39 anos e ex-top 10 de simples, Melzer deverá se aposentar no ano que vem.
Reflex level: 💯
— Tennis TV (@TennisTV) November 22, 2020
Unreal skills by @wesleykoolhof & @NMektic!#NittoATPFinals pic.twitter.com/heqGW1IPkW
Durante o set inicial, Koolhof e Mektic não enfrentaram break points e cederam apenas três pontos em seus games de serviço. A parceria conseguiu duas quebras. A parcial seguinte teve apenas uma quebra, a favor de Melzer e Vasselin ainda no início. O austríaco e o francês abriram 3/1 e não tiveram o saque ameaçado em nenhum momento.
Já no match tiebreak, Koolhof e Mektic começaram melhor e abriram 4-1. Melzer e Vasselin buscaram o empate por 5-5, mas voltariam a perder o saque. O croata encaixaram boas devoluções para recuperar a vantagem, enquanto uma dupla-falta do austríaco deu números finais ao confronto.
Doubles roll of honour at the #NittoATPFinals in London...🏆
— Tennis TV (@TennisTV) November 22, 2020
09: Bryan/Bryan
10: Nestor/Zimonjic
11: Mirnyi/Nestor
12: Granollers/Lopez
13: Marrero/Verdasco
14: Bryan/Bryan
15: Rojer/Tecau
16: Kontinen/Peers
17: Kontinen/Peers
18: Bryan/Sock
19: Herbert/Mahut
20: Koolhof/Mektic pic.twitter.com/l2kIRAWYJH