Notícias | Dia a dia | ATP Finals
'Fiz o melhor jogo da minha vida', vibra Medvedev
22/11/2020 às 22h02

Russo conquistou o título mais importante da carreira e fecha o ano com 10 vitórias seguidas

Foto: Ella Ling/ATP Tour

Londres (Inglaterra) - Depois de conquistar o título inédito do ATP Finals, Daniil Medvedev classificou o jogo que fez neste domingo contra Dominic Thiem como o melhor de sua carreira. Ele não diz isso necessariamente por ter conquistado seu troféu mais importante até aqui, mas sim pelo nível de atuação contra um adversário que também vinha jogando muito bem.

"Hoje foi provavelmente a melhor vitória da minha vida. Não é nem em termos de título, mas em termos de jogo mesmo", disse Medvedev após a vitória por 4/6, 7/6 (7-2) e 6/4 em 2h42 de partida neste domingo. "É muito difícil vencer o Dominic quando ele está jogando assim. Acho que ele gosta do jeito que eu jogo, então foi muito difícil mentalmente. Eu sou simplesmente o cara mais feliz do mundo neste momento".

Medvedev termina o ano com dez vitórias seguidas no circuito. Há duas semanas, ele venceu em Paris o terceiro Masters 1000 de sua carreira profissional e encerrou um jejum de títulos que já passava de um ano. Antes dessa sequência incrível de vitórias, sequer havia vencido um top 10 no ano.

"Para ser honesto, os torneios que joguei antes de Paris não foram ruins. Perdi em São Petersburgo para Reilly Opelka, que sabe jogar muito bem neste tipo de quadra, devido ao seu saque poderoso. A mesma coisa aconteceu comigo em Viena contra o Kevin Anderson, que eu tive que enfrentar novamente em Paris", comentou o russo na entrevista coletiva. "Sabia que se mantivesse esse nível de jogo, poderia ter mais chances nos torneios seguintes. A chave para tudo isso é o quão confiante você está no seu jogo".

Mas durante a conversa que teve com Andy Murray e Gael Monfils, na plataforma Twitch, Medvedev lembrou que o primeiro jogo dessa série invicta não foi tão bom. "Lembro da minha primeira partida contra [Kevin] Anderson em Paris, onde ele se abandonou com 5-2 no tie-break, que eu não conseguia colocar uma devolução em quadra. Às vezes eu batia na bola, e caía 10 metros fora da quadra. Eu pensava: 'Estou jogando muito mal agora'. Mas continuei lutando, me mantendo nos jogos e comecei a subir de nível".

O atual número 4 do mundo também falou sobre suas expectativas para a próxima temporada. "Quero ganhar o máximo de títulos possível. Se eu jogar 20 torneios, quero vencer todos os 20. Acho que ninguém jamais fez isso na história do tênis. Meu segundo desejo seria permanecer saudável o ano todo, sem lesões e ou problemas de saúde. E meu terceiro e último desejo seria ter um saque igual ao do Ivo Karlovic", brincou o jogador de 24 anos.

Segundo russo a conquistar o ATP Finals, Medvedev iguala o feito de Nikolay Davydenko, vencedor em 2009. Curiosamente, Davydenko venceu na primeira vez que Londres recebeu o torneio. Já a edição de 2020 foi a última em território inglês. A partir do ano que vem, o evento vai para a cidade italiana de Turim.

"Eu sempre disse antes deste torneio que seria uma história incrível se, aqui em Londres, onde o torneio ficou 12 anos, o primeiro campeão fosse um russo e o último campeão também fosse um russo", disse durante a cerimônia de premiação "Muito obrigado a Nikolay Davydenko por ser uma inspiração para muitas crianças, como eu era quando você venceu aqui. Espero continuar fazendo seu trabalho".

Na campanha para o título, Medvedev derrotou os três primeiros colocados do ranking. Antes da final contra Thiem, também superou Rafael Nadal e Novak Djokovic. Isso nunca havia acontecido na história do Finals e ocorreu apenas outras três vezes em todo o circuito da ATP, a última em 2007. "É incrível vencer o top 3 aqui. No grupo, eu venci Novak, depois o Rafa na semifinal e Dominic na final. São os melhores jogadores do mundo. Isso significa muito e mostra do que sou capaz quando estou jogando bem, e quando estou me sentindo bem mentalmente, fisicamente. Sei do que sou capaz".

Comentários