Notícias | Dia a dia | ATP Finals
Façanha como a de Medvedev não ocorria há 13 anos
23/11/2020 às 15h24

Medvedev é apenas o quarto jogador a vencer os três primeiros do ranking no mesmo torneio

Foto: Divulgação

Londres (Inglaterra) - Campeão invicto do ATP Finals, Daniil Medvedev conseguiu uma rara façanha para conquistar o título mais importante de sua carreira. O russo de 24 anos e número 4 do mundo venceu os três primeiros colocados do ranking mundial. Isso nunca havia acontecido na história do Finals, e só ocorreu em outras três ocasisões em todo o circuito da ATP.

Medvedev iniciou essa incrível sequência de vitórias ainda na fase de grupos, tendo superado o número 1 do mundo Novak Djokovic por duplo 6/3. O russo terminaria a fase na liderança de sua chave, que também contou com Alexander Zverev e Diego Schwartzman. Contra esses três adversários, não perdeu um set sequer.

+ 'Fiz o melhor jogo da minha vida', vibra Medvedev
+ Medvedev vence 10ª seguida e conquista o Finals

Na semifinal, Medvedev bateu o vice-líder do ranking Rafael Nadal. Apesar de o espanhol ter começado em vantagem no placar e sacado para o jogo, ele conseguiu vencer por 3/6, 7/6 (7-4) e 6/3. Um dia depois, outra virada, diante do terceiro colocado Dominic Thiem e vitória na final com parciais de 4/6, 7/6 (7-2) e 6/4.

Nalbandian e Djokovic conseguiram o feito em 2007
O último jogador a derrotar os três primeiros colocados do ranking no mesmo torneio havia sido o argentino David Nalbandian, na campanha para o título do Masters de Madri em 2007. Na ocasião, ele venceu Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic na mesma semana para ser campeão.

O próprio Djokovic, também em 2007, bateu os três primeiros colocados na época para ser campeão em Montréal. As vítimas do sérvio foram Federer, Nadal e o norte-americano Andy Roddick. Já no ano de 1994, o alemão Boris Becker foi campeão em Estocolmo depois de vencer os três primeiros colocados, Pete Sampras, Goran Ivanisevic e Michael Stich.

Comentários