As Conferências Regionais da Federação Internacional de Tênis (ITF) para Treinadores de Tênis são tradicionalmente realizadas a cada dois anos na Ásia, América do Sul, América Central e Caribe e África, e anualmente na Europa.
Há dois anos, ela foi realizada no Clube Curitibano de Tênis, em Curitiba, Paraná, com a participação de mais de 500 treinadores da América Latina, palestrantes dos cinco continentes, com organização do Departamento de Capacitação da CBT em parceria com a Federação Paranaense.
Neste ano, entretanto, considerando o impacto da pandemia da Covid-19 e as restrições de viagens, as Conferências serão realizadas virtualmente agora em dezembro. Um total de três conferências serão organizadas, uma para cada idioma em inglês, francês e espanhol.
Com palestrantes internacionais de alto nível, a edição 2020 de cada Conferência acontecerá durante três dias, com duas horas de palestras por dia. Cada dia terá um mínimo de quatro sessões e os participantes terão a oportunidade de interagir e fazer perguntas ao representante da ITF e aos palestrantes durante as sessões ao vivo.
Todas as sessões serão gravadas e disponibilizadas apenas para participantes registrados após o término da Conferência específica.
Dentre os palestrantes da versão da Conferência em Espanhol que acontece nesta semana nos dias 11, 12 e 13, nomes como os argentinos Guilhermo Coria e Fernando Vilches, a russa Dinara Safina, os espanhois Pancho Alvariño, Rafael Martinez e José Vendrell (treinador de Roberto Bautista Augut), o britânico Merlin Van de Braam e a brasileira - colunista de TenisBrasil - Suzana Silva. Fechando a Conferência em Espanhol, o chileno Nicolás Massú – treinador de Dominic Thiem – fala no domingo, 13 de dezembro.