Belgrado (Sérvia) - Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Novak Djokovic lançou uma campanha na esperança de arrecadar 100 mil euros para ajudar a abrir uma pré-escola em Vajska e outra em Ljubis, dois vilarejos da Sérvia. O número 1 do mundo e sua esposa, Jelena Djokovic, irão igualar o montante de todas as demais doações.
“Consideramos a atual situação de pandemia e este ano nos concentramos principalmente na saúde e, com nossas doações, tentamos ajudar as instituições de saúde na Sérvia. No entanto, nosso principal objetivo ainda é investir nas crianças e em seu futuro”, Novak e Jelena disseram em um comunicado oficial. Mais de 10 mil euros já foram arrecadados e a campanha termina em 31 de janeiro.
A Fundação Novak Djokovic concentra-se no desenvolvimento da primeira infância, sendo um de seus métodos a abertura e adaptação de pré-escolas. Mais de 30 mil crianças sérvias se beneficiaram com o trabalho da fundação. A campanha ‘Temporada de Doação’ do ano passado permitiu iniciar a reconstrução de novas pré-escolas em três municípios diferentes.
Em um ano de pandemia do coronavírus, o número 1 do mundo não deixou também de apoiar os necessitados. No início de 2020, a família Djokovic anunciou uma doação de 1 milhão de euros por meio de sua fundação para a compra de ventiladores e equipamentos médicos para apoiar hospitais e outras instituições médicas na batalha da Sérvia contra a Covid-19.