Notícias | Copa Davis
Nadal porta-bandeira no 1º título espanhol na Davis
10/12/2020 às 08h59

Barcelona (Espanha) - Nesta quinta-feira completam 20 anos da primeira conquista espanhola na Copa Davis, vencendo a Austrália no saibro do Palau Sant Jordi, em Barcelona. Mesmo sendo ainda um promissor tenista de apenas 14 anos, Rafael Nadal teve sua singela contribuição e foi o responsável por carregar a bandeira da Espanha naquela decisão.

Em comemoração à primeira das seis taças levantadas pela ‘Armada’, a última delas em 2019, o jornal Marca relembrou a curiosa participação de Nadal no título, quando era apenas um desconhecido e cujo nome foi sugerido por Pedro Hernández, gerente de comunicação da Real Federação Espanhola de Tenis (RFET).

"Pedro propôs e pareceu bem a todos nós porque na Federação já sabíamos do seu potencial", disse Albert Riba, o diretor técnico da época. “Ele foi o melhor de sua geração no mundo junto com o francês Richard Gasquet e foi um prêmio. Normalmente, meninos de clubes eram escolhidos para carregar a bandeira na cerimônia de abertura”, lembrou Agustí Pujol, que era o presidente da RFET.

Mas se os diretores do tênis espanhol sabiam do potencial de Nadal, o mesmo não acontecia com os jogadores, para os quais era um ilustre desconhecido. “Eu não o conhecia. Falei com ele várias vezes porque fui eu que estava ao seu lado, mas o Rafa falava pouco”, contou Álex Corretja, que anotou um dos pontos na final, nas duplas com Joan Balcells.

“Disseram-nos que ele era uma promessa e depois tornou-se o melhor da história”, lembrou Balcells, endossando as palavras de Juan Carlos Ferrero, que venceu seus dois jogos de simples e anotou o ponto do título. “Sabia apenas que ele era um garoto que jogava bem”, disse o ex-número 1.

O único da equipe que sabia sobre Rafa era Albert Costa, que o conheceu em um treino do circuito da Nike realizado no Real Club de Tenis Barcelona. “Eu corri com ele e já vi que ele tinha algo especial. Mas é claro que não poderia imaginar que ele ganharia tudo o que ganhou depois”.

Comentários