Notícias | Dia a dia
Definidos os finalistas do tradicional Orange Bowl
12/12/2020 às 16h59

Com apenas 16 anos, o francês Arthur Fils já chega à final de um grande torneio do circuito mundial juvenil

Foto: Philippe Montigny/FFT

Plantation (EUA) - Foram definidos neste sábado os finalistas do Orange Bowl, um dos torneios mais tradicionais do circuito internacional juvenil, e que vale 500 pontos no ranking da categoria. As disputas do ITF JA acontecem em Plantation, na Flórida, em quadras de har-tru (saibro verde)

Principal cabeça de chave do masculino e 27º do ranking, o húngaro de 18 anos Peter Fajta superou neste sábado o francês Luca Van Assche por 7/5, 2/6 e 6/4. Seu adversário na decisão será o também francês Arthur Fils, de apenas 16 anos e 166º colocado, que derrotou o chinês Juncheng Shang por 6/2 e 6/0.

Já na chave feminina, a bielorrussa Jana Kolodynska chega à decisão do Orange Bowl pela segunda vez seguida e busca um título inédito. A jogadora de 17 anos e 31ª do ranking surpreendeu a francesa Elsa Jacquemot, número 1 da categoria e campeã de Roland Garros, com parciais de 6/1, 1/6 e 6/1.

Kolodynska enfrenta na final a norte-americana Ashlyn Krueger, de apenas 16 anos e ainda 429ª colocada no ranking da categoria. Krueger ganhou convite para o Orange Bowl depois de ter disputado duas finais seguidas de ITF J4 em Atlanta e Orlando, com direito a um título. Ela venceu na semifinal a finlandesa Laura Hietaranta por 6/3 e 6/2.

Torneio já revelou grandes nomes
A lista de grandes nomes do tênis a vencer o torneio conta com Chris Evert, Bjorn Borg, Jim Courier, Ivan Lendl, Gabriela Sabatini, Roger Federer, Andy Roddick, Caroline Wozniacki, Dominic Thiem, Bianca Andreescu, Sofia Kenin e Coco Gauff.

O tênis brasileiro tem cinco títulos na história do Orange Bowl. Os três primeiros foram no final da década de 1950, com Carlos Fernandes em 1956, Maria Esther Bueno em 1957 e Ronald Barnes em 1958. Além deles, Thomaz Koch foi campeão em 1963, enquanto Fernando Meligeni venceu em 1989.

Comentários