Notícias | Dia a dia | Australian Open
Hotel do AO tem caso de Covid e tenistas serão isolados
03/02/2021 às 09h25

Estima-se que a medida pode causar um isolamento de 500 a 600 pessoas do torneio

Foto: Arquivo

* Atualizado às 11h43 com o cancelamento da rodada

Melbourne (Austrália) - Apesar de toda a preocupação dos organizadores do Australian Open em promover um ambiente livre da Covid-19 e do rígido controle de segurança, um caso da doença foi confirmado no hotel que recebeu os tenistas durante duas semanas. Com isso, o governo da região de Victoria já determinou que todos aqueles que estavam hospedados no hotel fiquem novamente isolados até realizarem novos exames. A rodada de jogos desta 5ª feira em Melbourne foi cancelada.

Segundo a nota divulgada nesta quarta-feira pelo governo local, um trabalhador do hotel Grand Hyatt testou positivo para Covid-19. Seu último dia de trabalho lá foi em 29 de janeiro, sexta-feira da semana passada. Ele realizou um novo exame na última terça, dia 2 de fevereiro, e o resultado também foi positivo.

Medida afeta entre 500 e 600 pessoas
Com isso, os jogadores, árbitros e equipe operacional do Australian Open que estavam naquele hotel estão sendo contatados pelas autoridades locais. Estima-se que esse número esteja entre 500 e 600 pessoas. Todos serão considerados pessoas que tiveram contato com o infectado. Por isso, precisam ser isolados e testados imediatamente. 

"Há um número de quinhentas ou seiscentas pessoas que são jogadores, árbitros, dirigentes ou outros que são contatos casuais", disse Daniel Andrews, Primeiro Ministro de Victoria, em entrevista coletiva. "Eles vão se isolar até apresentarem um resultado negativo nos testes, e esse trabalho será feito amanhã. Portanto, pode ter um impacto nos jogos de amanhã [quinta-feira] nos eventos de preparação. Mas, nesta fase, não há impacto para o Australian Open".

Como os atletas já devem ser liberados assim que os resultados dos exames forem negativos, a medida deve afetar muito mais a programação da semana de eventos preparatórios em Melbourne (com a ATP Cup, dois ATP 250 e três WTA 500 em andamento) do que o Australian Open em si. O primeiro Grand Slam da temporada está previsto para começar na segunda-feira.

Rastreamento de contatos será rígido
Todos os funcionários do hotel que estiveram em contato com a pessoa infectada terão que ser testados para a doença e cumprir uma quarentena de 14 dias. Além disso, equipes de saúde pública vão monitorar locais onde podem ter sido focos de transmissão da doença nos últimos dias. Uma lista de locais e horários foi divulgada. Quem esteve no mesmo espaço, terá que fazer um exame e cumprir quarentena.

"Este indivíduo forneceu informações muito detalhadas sobre onde esteve e quando", disse o professor Brett Sutton, chefe do departamento de saúde local. "Isso é tudo que você precisa para controlar a transmissão para saber onde esteve alguém infeccioso ou potencialmente infeccioso".

O Primeiro Ministro também destacou a colaboração da pessoa infectada em informar os locais onde esteve nos últimos dias. "Sempre soubemos que poderia haver casos e não é fácil fazer um rastreamento de contatos. Mas ele foi capaz de voltar e refazer seus movimentos com um grau de especificidade que vale muito para nós. Ele forneceu informações muito detalhadas e estamos muito gratos a ele por seu trabalho".

AO já teve data alterada e protocolo rígido
A edição de 2021 do Australian Open é cercada por um rígido controle de segurança. Para cumprir uma determinação do governo local, que exige uma quarentena obrigatória de 14 dias para todos que chegam ao país, a data de início da competição foi atrasada em três semanas. Além disso, toda a cadeia de torneios preparatórios, que costumavam acontecer em cidades como Sydney, Brisbane, Perth e Hobart foi concentrada no Melbourne Park em apenas uma semana.

Durante as duas semanas de isolamento no país, os tenistas só poderiam sair dos seus quartos durante cinco horas por dia para treinamento. Os parceiros de treino já estavam pré-determinados com antecedência. No entanto, se o atleta chegasse à Austrália no mesmo voo de uma pessoa estivesse contaminada pela Covid-19 perderia esse direito. Ao todo, 72 tenistas vindos de três voos ficaram nessa situação. E a WTA criou um torneio específico para atletas mais afetadas pela quarentena rígida e que não podiam sair do quarto nem para treinar.

O número 1 do mundo Novak Djokovic chegou a encaminhar uma lista de sugestões para melhorar as condições de hospedagem e treinamento dos jogadores isolados, mas seus pedidos foram rejeitados. O sérvio e outras estrelas do tênis internacional não ficaram em Melbourne, mas sim em Adelaide, no Sul da Austrália. Ele, assim como Rafael Nadal, Dominic Thiem, as irmãs Venus e Serena Williams, Simona Halep e Naomi Osaka tiveram melhores condições de preparação e atuaram em uma série de exibições na última sexta-feira.

Comentários