Melbourne (Austrália) - Único representante nacional na chave de simples do Australian Open, o cearense Thiago Monteiro conheceu nesta sexta-feira seu primeiro adversário na chave. Ele abrirá campanha no primeiro Grand Slam da temporada contra o eslovaco Andrej Martin, de 32 anos e atual 102 do mundo.
Será a segunda vez que eles medirão forças no circuito, a primeira em piso duro. O duelo anterior aconteceu no saibro do challenger de Santiago, em 2019, pela segunda rodada do torneio, e terminou com a vitória do brasileiro em três sets, com parciais de 7/6 (7-3), 2/6 e 6/3.
+ Monteiro brilha de novo e faz semi em Melbourne
+ Nadal pode ter Tsitsipas nas 4as e Medvedev na semi
Caso repita a vitória e supere a estreia, Monteiro deverá ter um desafio muito mais árduo pela frente, já que tem tudo para cruzar com Andrey Rublev na fase seguinte. Cabeça de chave número 7, o russo tem tudo para superar a estreia, em que medirá forças com o alemão Yannick Hanfmann, de 29 anos e atual 101 do mundo.
Monteiro já cruzou com Rublev uma vez e venceu. Os dois duelaram na segunda rodada do quali de Munique em 2019, com vitória do canhoto cearense em três sets. Embora tenha 50% de aproveitamento contra top 10, com uma vitória e uma derrota, o histórico do brasileiro no Australian Open não é dos melhores e ele ainda busca seu primeiro triunfo no torneio.