Melbourne (Austrália) - O governo do estado de Victoria determinou que o uso de máscara será exigido em todas as partidas do Australian Open que forem disputadas sob teto fechado. Isso vale para os três principais palcos no Melbourne Park: Rod Laver Arena, Margaret Court Arena e John Cain Arena.
Diretor do torneio, Craig Tiley afirmou anteriormente que o uso de máscara não seria necessário, mas na noite de sexta-feira o governo estadual agiu para esclarecer os conselhos sobre as máscaras.
“No contexto do Australian Open, quando o teto é fechado nas quadras em que há tetos retráteis, esses locais são considerados espaços fechados, nos quais o uso de máscaras é exigido para todos os espectadores e demais envolvidos na partida”, disse um porta-voz do governo.
A organização do primeiro Grand Slam da temporada levou um susto nesta semana quando um funcionário de um dos hotéis que recebeu os tenistas em quarentena testou positivo para o coronavírus. Por causa disso todas as partidas de quinta-feira foram adiadas e 507 pessoas foram testadas novamente, sendo 150 tenistas. Todos os resultados deram negativo e os torneios seguiram normalmente na sexta.
O público continua uma questão para o torneio. O governo permitiu 50% da capacidade, o que significa cerca de 380.000 espectadores no Aberto da Austrália durante as duas semanas de torneio. Atualmente não há planos para modificar o número de torcedores do torneio, segundo afirmou Tiley.