Notícias | Dia a dia | Australian Open
Monteiro joga bem e marca a 1ª vitória na Austrália
08/02/2021 às 23h03

Melbourne (Austrália) - Após conseguir um bom desempenho no torneio preparatório que disputou na semana que antecedeu o Australian Ope, fazendo pela primeira vez semi de ATP no piso duro, o cearense Thiago Monteiro manteve o momento positivo em sua estreia no Grand Slam australiano. Nesta terça-feira, ele encarou o eslovaco Andrej Martin e o venceu em sets diretos, com 7/6 (8-6), 6/1 e 6/2.

Depois de gastar 1h52 para vencer pela primeira vez no torneio em sua terceira participação, Monteiro deve encarar o russo Andrey Rublev, que ajudou seu país a conquistar o título da ATP Cup na semana passada, ganhando todas as partidas de simples que disputou no torneio. Contudo, antes o atual 8º do ranking precisará confirmar a condição de sétimo favorito diante do alemão Yannick Hanfmann.

Monteiro jogou um primeiro set bem consistente até o 10º game. Procurou ser agressivo no saque e pressionar nas devoluções e foi assim que chegou à quebra na terceira tentativa no quinto game. Pouco depois, evitou um break-point no 4/3 com um excelente winner de forehand. Na hora em que o brasileiro sacou para o set, com 5/4, o eslovaco optou por jogar em cima da linha e acelerar o jogo, o que deu resultado.

O eslovaco virou para 6/5 e Monteiro precisou se esforçar para levar ao tiebreak. Aí abriu 4-2 mas cedeu quatro pontos seguidos e viu Martin cometer erro no primeiro set-point. O canhoto cearense jogou então um ponto espetacular e ganhou confiança para embalar e virar para 8-6.

A segunda parcial começou com mais um susto para o brasileiro, que logo no primeiro game teve o saque ameaçado e precisou salvar um break-point para confirmar. Só que depois disso Monteiro tomou as rédeas do confronto, foi preciso nos serviços e pressionou Martin em duas oportunidades, anotando breaks no quarto e sexto games para ampliar a vantagem no marcador.

Bem mais consistente que o rival, o canhoto de Fortaleza repetiu no terceiro set a mesma superioridade que mostrou no segundo e não demorou para deslanchar no placar. Com quebras no terceiro e quinto games, Monteiro encaminhou a vitória e a classificação para a segunda rodada. Ele terminou o jogo com 32 winners e 21 erros não forçados contra 24 e 36, respectivamente, de Martin.

Nesta segunda-feira, com a boa campanha no ATP 250, Monteiro voltou a aparecer no 74º posto do ranking, sua mais alta classificação da carreira. Os 45 pontos somados com a vitória sobre Martin ainda não são suficientes para garantir nova ascensão. O brasileiro também garante o bom prêmio de US$ 76.850.

Comentários