Notícias | Dia a dia | Australian Open
Para Monteiro, virada no 1º set trouxe confiança
09/02/2021 às 11h11

Monteiro agora enfrenta Rublev. Ele já venceu o russo uma vez, em 2019

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Depois de vencer sua partida de estreia no Australian Open, Thiago Monteiro comentou que superar um difícil tiebreak na primeira parcial foi um fator determinante para que ele vencesse o eslovaco Andrej Martin em sets diretos. Monteiro chegou a salvar dois set points, um deles no saque do adversário em um longo rali, e passou a dominar a partida depois disso.

"Foi uma ótima vitória, joguei firme e muito consistente. Menos no primeiro set, que o adversário teve um bom game de devolução, arriscou e quebrou quando eu estava sacando para o set. Mas me mantive forte mentalmente no tiebreak e salvei os dois set points, o que foi muito importante depois", disse Monteiro, após a vitória por 7/6 (8-6), 6/1 e 6/2.

"Me deu confiança e consegui me soltar nos sets seguintes. Estou muito feliz pela primeira vitória aqui na Austrália, é sempre bom conseguir vitórias em Slams", acrescenta o cearense de 26 anos, que marcou a quinta vitória da carreira em Grand Slam, sendo a primeira na Austrália. Ele já havia atuado na chave principal em Melbourne em outras duas oportunidades.

Número 1 do Brasil, Monteiro ganhou nove posições no ranking depois de ter sido semifinalista do Great Ocean Road Open, um dos dois ATP 250 que o Melbourne Park recebeu na última semana. Com isso, igualou o melhor ranking da carreira ao atingir o 74º lugar. A vitória na estreia do Australian Open rende mais 45 pontos para o canhoto de Fortaleza, que tem boas chances de subir ainda mais no ranking.

Monteiro busca segunda vitória contra top 10
O próximo adversário de Monteiro será o russo Andrey Rublev, atual número 8 do ranking. O jovem de 23 anos superou o alemão Yannick Hanfmann por 6/3, 6/3 e 6/4. Os tenistas já se enfrentaram uma vez, no quali para o ATP 250 de Munique em 2019, disputado no saibro, com vitória brasileira em três sets. Na época, o russo ainda era 89º do ranking.

Rublev será o terceiro adversário de nível top 10 que Monteiro cruzará na carreira. Ele venceu Jo-Wilfried Tsonga, então nono do mundo, na primeira rodada do Rio Open de 2016 e perdeu para Kei Nishikori, sétimo, na estreia de Wimbledon de 2019. 

Comentários