Notícias | Dia a dia | Australian Open
Enfim livre de lesões, Kokkinakis vence e se emociona
09/02/2021 às 13h22

Kokkinakis já foi top 70 e venceu Federer. Ele não ganhava um jogo em Melbourne desde 2015.

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Melbourne (Austrália) - A terça-feira foi bastante especial para Thanasi Kokkinakis. Convidado para disputa do Australian Open, o jogador de 24 anos carrega um longo histórico de lesões e conseguiu uma importante vitória em Melbourne. Kokkinakis venceu o sul-coreano Soonwoo Kwon por 6/4, 6/1 e 6/1.

Esta foi a primeira vitória de Kokkinakis no circuito desde setembro 2019, quando avançou uma rodada no US Open e depois foi finalista de um challenger na Califórnia. Já sua última vitória no Australian Open havia acontecido ainda na edição de 2015, antes de começar a sofrer com todos os problemas físicos.

"Comecei a chorar, foi um momento um pouco difícil", disse Kokkinakis após a partida. "Passei por muitas coisas nos bastidores até voltar a esse ponto. Poucas pessoas estiveram por perto, além da minha equipe, amigos e família. Sim, definitivamente fiquei um pouco emocionado".

Australiano já venceu Federer e perdeu patrocínios
Ex-número 69 do mundo, Kokkinakis ocupa atualmente o 267º lugar no ranking da ATP. Seus primeiros problemas físicos começaram no fim de 2015, quando ele operou o ombro direito. No ano seguinte, disputou apenas uma partida, nas Olimpíadas do Rio, por causa de uma lesão no peitoral. Outro problema muscular foi no abdome no início de 2017. Com isso, ele ficou sem ranking entre setembro de 2016 e junho do ano seguinte.

O australiano disputaria uma final de ATP ainda no ano de 2017, em Los Cabos. Depois, no início de 2018, derrotou o então número 1 do mundo Roger Federer em Miami, mas depois sofreu com lesões no tornozelo esquerdo e também no joelho. Já em 2019, problemas no ombro e no peitoral prejudicaram seu calendário novamente.

"Eu tinha muitos amigos e familiares assistindo o jogo de hoje. Eles provavelmente representaram cerca de 90 por cento das arquibancadas, então sou grato por isso", explicou o australiano, agradecendo ao público. "Apenas por jogar com aquela energia da torcida e ser capaz de vencer é um grande alívio".

Kokkinakis perdeu patrocínios e teve que comprar o próprio material de jogo para disputar o Australian Open. "É um kit especial do Kmart. Fui para Chadstone e comprei umas camisetas de seis dólares para usar. Eu me senti confortável com elas. Tentei pedir mais online, mas eles não entregam mais em South Yarra".

Duelo com Tsitsipas na próxima fase
O próximo adversário de Kokkinakis é o grego Stefanos Tsitsipas, número 6 do mundo, em confronto inédito no circuito. Tsitsipas destacou a recuperação do rival. "Eu conheço Thanasi há muito tempo. Estou esperando uma grande batalha", disse o grego. "Ele lutou contra as lesões no passado e agora está de volta. Sei que ele está jogando bem. Ele está jogando em casa também, então isso é algo que eu tenho na minha cabeça quando vou para a quadra".

Comentários