Melbourne (Austrália) - Não foi desta vez que o cearense Thiago Monteiro derrubou mais um top 10. Depois de uma boa vitória na primeira rodada do Australian Open, ele encarou o russo Andrey Rublev nesta quinta-feira e mesmo com um desempenho consistente, não fez o suficiente para incomodar muito o atual número 8 do mundo e acabou superado com 6/4, 6/4 e 7/6 (10-8), após 2h08 de confronto.
A potência e a maior categoria do russo de 23 anos fizeram a diferença em um duelo que foi definido em alguns poucos pontos, apesar do placar de 3 a 0. Agressivo como de costume, Rublev anotou 45 bolas vencedoras contra 25 de Monteiro e terminou com apenas dois erros não forçados a mais (37 a 35). O russo também foi superior nos break-points, concretizou 2 dos 9 que quete e salvou os 4 que enfrentou.
Na terceira rodada, o sétimo favorito em Melbourne terá pela frente mais um canhoto, só que desta vez enfrentará um oponente muito mais rodado, o espanhol Feliciano López, que buscou uma suada virada após perder os dois primeiros sets para o italiano Lorenzo Sonego, triunfando com 5/7, 3/6, 6/3, 7/5 e 6/4.
Rublev começou muito bem na partida, venceu seus dois primeiros games de saque com propriedade, cedendo apenas um ponto ao rival, e aproveitou para conseguir uma quebra prematura já no terceiro. Monteiro teve uma solitária chance de devolver o break no sexto, mas o russo mostrou força, se salvou e depois não abriu mais brechas para o brasileiro.
O jogo seguiu parelho na segunda parcial, com os sacadores prevalecendo em seus games. Só que bastou alguns poucos deslizes do cearense para que Rublev conseguisse novamente a vantagem. O russo deixou passar um break-point no quinto game, mas no nono ele concretizou a quebra e depois foi para os serviços para ampliar o marcador para 2 a 0.
A história do terceiro e último set foi semelhante aos dos dois anteriores, mas desta vez terminou sem quebras, apesar de duas chances bem claras, uma para cada lado. Primeiro foi Monteiro que teve que sair de 0-40 e salvar quatro break-points para manter o saque no nono game. Em seguida, Rublev teve 0-40 e salvou três set-points para não perder a parcial.
Veio então o tiebraek, no qual Monteiro obteve o primeiro mini-break, viu Rublev deixar tudo igual no 4-4 e depois selar a vitória no terceiro match-point que teve. Com o resultado final, o canhoto de Fortaleza tem agora duas derrotas e uma vitória contra top 10, tendo batido Jo-Wilfried Tsonga no Rio Open (2016) e perdido para Kei Nishikori em Wimbledon (2019).