Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal faz jogo firme e chega tranquilo à 3ª fase
11/02/2021 às 09h36

Melbourne (Austrália) - Aos poucos, Rafael Nadal vai se recuperando do incômodo nas costas que o tirou da ATP Cup e vai melhorando seu nível de tênis no Australian Open. Em seu segundo compromisso em Melbourne, o espanhol encontrou menos dificuldades para sacar e marcou uma tranquila vitória sobre o norte-americano vindo do quali Michael Mmoh, jogador de 23 anos e 177º do ranking. Em 1h47 de partida, Nadal venceu com parciais de 6/1, 6/4 e 6/2.

Diferente do que havia acontecido na estreia, em que venceu o sérvio Laslo Djere, Nadal não teve o serviço quebrado nesta quinta-feira e sequer enfrentou break points. O número 2 do mundo cedeu apenas 12 pontos em seus games de saque e venceu 84% dos pontos quando jogou o primeiro serviço. Nadal criou oito break points no jogo e aproveitou quatro.

O próximo adversário de Nadal em Melbourne será o britânico Cameron Norrie, 69º do ranking, que venceu o russo vindo do quali Roman Safiullin, 183º colocado, por 3/6, 7/5, 6/3 e 7/6 (7-3). Norrie, de 25 anos, é um adversário inédito na carreira do experiente espanhol de 34 anos e vencedor de 20 títulos de Grand Slam.

Espanhol não teve o saque ameaçado
O domínio de Nadal na partida começou cedo. Além de não ter o serviço ameaçado durante o primeiro set, o espanhol também conseguiu ser agressivo nas devoluções. Tanto é que Mmoh só conseguiu fazer seis pontos com o próprio saque. O espanhol conseguiu duas quebras e venceu cinco games seguidos para fechar a parcial. A diferença nos winners já era significativa, 10 a 4 para o vice-líder do ranking.

Mmoh melhorou seu desempenho no saque no segundo set, ao disparar cinco aces e só enfrentar um break point, mas seguia sem conseguir ameaçar os games de Nadal em nenhum momento. A quebra aconteceria ainda no quinto game, e o espanhol seguia com o controle das ações do fundo de quadra, ao anotar 13 bolas vencedoras contra apenas sete do rival.

Jogo teve paralisação por causa de torcedora exaltada

Quando sacou para fechar o set, Nadal teve que lidar com um problema fora da quadra, já que uma torcedora de ânimos exaltados exibiu o dedo médio para o espanhol e precisou ser retirada da Rod Laver Arena. O número 2 do mundo encarou a situação com bom humor e não teve problemas para fechar o set.

Disposto a definir a disputa o mais rápido possível e minimizar qualquer possibilidade de desgaste, Nadal seguiu bastante agressivo nas devoluções durante o terceiro set e criou oito break points na parcial, pressionando todos os games de saque de Mmoh. Depois de cinco chances perdidas no início do set, o espanhol conseguiu passar à frente já no quinto game para liderar por 3/2. Dois games mais tarde, ampliou a vantagem e consolidou a vitória em sets diretos.

Comentários