Melbourne (Austrália) - Thiago Monteiro encerrou sua campanha na chave de simples do Australian Open. Na madrugada desta quinta-feira, o brasileiro lutou muito e quase tirou um set do número 8 do mundo, mas foi superado pelo russo Andrey Rublev por 6/4, 6/4 e 7/6 (10-8). O número 1 do Brasil segue em Melbourne, já que avançou na chave de duplas.
“Foi uma partida muito dura, sem dúvida. O Rublev é um jogador extremamente agressivo, muito firme. Ele foi o tenista que mais ganhou jogos e títulos no ano passado, vem sendo um forte candidato para brigar ali na ponta do ranking e também para disputar os títulos de Grand Slam. Ele é um cara que não gosta de estar na defensiva, é sempre muito dominante, então tive que correr mais riscos, atacar e tomar mais iniciativa do que o normal. Acredito que, em alguns momentos, consegui", avaliou o número 1 do Brasil.
Monteiro esteve perto de levar o terceiro set. "Comecei meio nervoso, mas depois fui me soltando. Tive três set points na terceira parcial, mas ele subiu o nível, sacou muito bem e ganhou a maioria dos pontos no saque. Também tive chance de me manter vivo no jogo no tiebreak, mas ele acabou jogando melhor nesse momento tão importante da partida. Não é à toa que ele está no top 10 e nessa grande fase”, elogiou.
Depois da semifinal no ATP 250 de Melbourne, de recuperar seu melhor ranking e enfim passar uma rodada no Grand Slam australiano, Thiago diz sair de cabeça erguida da partida. “É um jogo que saio positivo e com confiança. Foi uma boa campanha aqui na Austrália. Agora é pegar essa energia toda e levar para a temporada para buscar novos objetivos”. Sua meta é disputar mais torneios do nível ATP e terminar o ano perto do top 50.
Boa vitória nas duplas com Millman
Sua tarefa em Melbourne no entanto ainda não terminou. Horas depois de enfrentar Rublev, ele se juntou ao australiano John Millman nas duplas e os dois derrotaram os argentinos Federico Coria e Diego Schwartzman por 7/6 (7-5) e 6/1. Na próxima rodada, enfrentarão os irmãos britânicos Ken e Neal Skupski, cabeças 16.
“Jogamos bem. Eu estava um pouco cansado, mas consegui me soltar. O Millman também é um jogador muito firme. Estou muito feliz com a vitória, dá uma quebrada nesse gostinho da derrota em simples. Continuo vivo no Grand Slam. Vou aproveitar a oportunidade e agregar o aprendizado no meu jogo de simples também”.
Pela campanha nas simples, Monteiro ganhou 45 pontos no ranking e tem até chance de subir um posto e ir ao 73º, que seria seu recorde pessoal. Também embolsou US$ 115 mil de simples e por enquanto US$ 17,3 nas duplas.