Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal diz que ainda precisa de ajustes no saque
11/02/2021 às 13h01

Nadal precisou mudar o movimento de saque por causa do incômodo nas costas

Foto: Tennis Australia

Melbourne (Austrália) - Apesar de ter vencido seus dois primeiros jogos no Australian Open sem perder sets e de sofrer apenas uma quebra de serviço no torneio, Rafael Nadal segue bastante preocupado com seu desempenho no saque. O espanhol vem tratando de um incômodo na região lombar, que o tirou da ATP Cup na semana passada, e precisou mudar seu movimento de saque.

Como não enfrentou break points na partida desta quinta-feira contra o norte-americano Michael Mmoh, Nadal foi perguntado se a situação já estava sob controle, mas respondeu de forma negativa. "Não tem nada sob controle, honestamente. Estou fazendo o que posso. Se você observar, o meu movimento no saque ainda é diferente do que eu gostaria", disse após a vitória por 6/1, 6/4 e 6/2.

"Mas eu tento encontrar soluções todos os dias, e vou apenas continuar lutando para encontrar uma solução", explica o espanhol, que disparou sete aces na partida e colocou 76% de primeiros serviços em quadra. "A preparação nos últimos 15 dias não foi a ideal, mas aqui estou. Eu e minha equipe estamos fazendo todo o possível. Ainda estou vivo no torneio, então espero melhorar e tentar ser competitivo".

O espanhol também foi perguntado sobre o bom desempenho com seu backhand. Na partida desta quinta-feira, ele usou menos os slices de backhand e tentou bater mais reto na bola quando usava o revés.

"Tenho melhorado meu backhand durante toda a minha carreira. Quando eu era mais jovem, a bola ia para qualquer lugar. Mas hoje é um golpe importante para mim. Quando estou jogando bem com o backhand, a quadra abre melhor para mim. Normalmente consigo fazer ângulos com o forehand, mas quando meu backhand está funcionando normalmente sou capaz de jogar muito melhor".

Incidente curioso no segundo set

Um momento curioso na entrevista coletiva foi quando Nadal teve que falar sobre o incidente ocorrido no meio do segundo set, quando uma torcedora mais exaltada foi retirada do estádio depois de exibir o dedo médio em direção ao espanhol.

"Foi para mim? Ela fez isso para mim! Não foi para o árbitro, então foi para mim que ela fez isso", disse Nadal, assustado, enquanto conversava com seu assessor. "Talvez ela tenha bebido muito gin ou tequila. Eu não sei. Foi uma situação estranha. Para mim, foi engraçado. Vi que tinha alguém mostrando o dedo do meio, e eu não sabia a razão. Mas ao mesmo tempo, eu penso, coitada dela. Provavelmente deveria estar bêbada".

O próximo adversário de Nadal em Melbourne será o britânico de 25 anos Cameron Norrie, 69º do ranking, em confronto inédito no circuito. "Ele já ganhou duas boas partidas aqui. Uma delas, contra o Evans, que foi campeão de um torneio na semana anterior [o ATP 250 Murray River Open, disputado no Melbourne Park]. Ele é canhoto também, como eu, tem experiência no circuito e vai ser um teste mais difícil, sem dúvida. Preciso jogar em alto nível se quiser continuar tendo chances de passar. E estou ansioso para tentar fazer isso acontecer".

Comentários