Notícias | Dia a dia | Australian Open
Aliassime domina duelo canadense e chega às 8as
12/02/2021 às 08h04

Aliassime chega pela segunda vez às oitavas em um Grand Slam e busca quartas inéditas

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - O tão esperado duelo entre os dois promissores canadenses Denis Shapovalov e Felix Auger-Aliassime pela terceira rodada do Australian Open foi definido em sets diretos. Aliassime, de 20 anos e já número 19 do mundo, levou a melhor sobre Shapovalov, um ano mais velho e 12º do ranking, com parciais de 7/5, 7/5 e 6/3 em 2h28 de partida.

Aliassime chega apenas pela segunda vez às oitavas de final de um Grand Slam, repetindo o que já havia feito no US Open do ano passado. Ele agora busca uma vaga inédita nas quartas. Seu próximo adversário é o russo de 27 anos e vindo do quali Aslan Karatsev, que vem de uma expressiva vitória por duplo 6/3 sobre o top 10 argentino Diego Schwartzman.

Por sua vez, Shapovalov segue sem nunca ter passado da terceira rodada na Austrália. Ele também havia parado nesta fase em 2019, além de cair na segunda rodada em 2018 e na estreia no ano passado. Sua melhor campanha em Grand Slam aconteceu no último US Open, em que o canhoto canadense alcançou as quartas de final.

O duelo desta sexta-feira foi o quarto entre os dois jovens canadenses na elite do circuito, sendo o terceiro em Grand Slam. Shapovalov já havia vencido duas vezes no US Open, em 2018 e 2019, enquanto Aliassime prevaleceu no saibro de Madri há dois anos. Houve ainda um confronto no challenger de Drummondville em 2017, também com vitória de Shapovalov.

Roteiro parecido nos dois primeiros sets
Os dois primeiros sets do jogo tiveram andamento muito parecido. Em ambos os casos, Shapovalov foi o primeiro a quebrar, mas cedia o empate por 4/4 no oitavo game e voltaria a perder o saque no último game de cada parcial. No set inicial, o canadense canhoto abriu 4/3, mas logo depois perdeu o saque de zero. Já na parcial seguinte, ele teve 4/2 e não sustentou.

Aliassime soube variar bastante nas devoluções, ora com bolas profundas, ora fazendo escolhas sem peso, e assim Shapovalov não ficava em situação confortável para mandar nos pontos. Além disso, o mais jovem entre os dois canadenses era quem vinha confirmando os games de saque com maior tranquilidade. Ele criou 7 break points e enfrentou apenas três nos dois primeiros sets.

Aliassime sacou muito bem em um game chave
Em vantagem no placar, Aliassime ficou em situação bastante confortável depois que ele conseguiu uma quebra no início do terceiro set para abrir 3/0. Shapovalov havia cometido três erros naquele game. A vantagem poderia ficar maior, mas o jogador de 20 anos jogou um forehand na rede quando tinha um break point que poderia colocá-lo com 4/0. Shapovalov, então, sacou bem e evitou uma nova quebra. Logo depois, foi a vez de Aliassime escapar de um 15-40 para fazer 4/1. Foi um game decisivo para o canadense de 20 anos, que não teria mais o serviço ameaçado até o fim do jogo.

Aliassime terminou o jogo com 8 a 4 em aces e liderou a estatística de winners por 31 a 19, além de ter cometido 29 erros contra 37 do rival. O caçula entre os jovens canadenses conseguiu cinco quebras em 11 break points criados, e permitiu apenas duas quebras e dois break points ao compatriota.

Comentários