Notícias | Dia a dia | Australian Open
Thiem busca a virada e vence batalha com Kyrgios
12/02/2021 às 09h00

Esta é a quarta vez na carreira de Thiem que ele consegue uma virada depois de perder os dois primeiro sets

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Finalista do Australian Open no ano passado, Dominic Thiem deu mais um passo importante em busca do título inédito em Melbourne. O número 3 do mundo venceu uma batalha de cinco sets contra o anfitrião Nick Kyrgios para garantir seu lugar nas oitavas. Thiem começou atrás no placar e perdeu as duas primeiras parciais, mas o austríaco conseguiu a virada com parciais de 4/6, 4/6, 6/3, 6/4 e 6/4 em 3h18 de partida.

Aos 27 anos, Thiem consegue pela quarta vez virar um jogo depois de ter perdido os dois primeiros sets. Além disso, o austríaco ampliou seu histórico positivo em partidas definidas no quinto set, agora com 11 vitórias e 8 derrotas. Por sua vez, Kyrgios sofreu apenas sua terceira derrota em onze jogos de cinco sets na carreira. Este foi apenas o segundo duelo entre Kyrgios e Thiem. Ambos terminaram com vitórias do austríaco.

Garantido nas oitavas de final em Melbourne, Thiem terá um duelo de backhands de uma mão na próxima rodada do torneio. Seu adversário será o búlgaro Grigor Dimitrov, ex-top 3 e atual 21º do ranking aos 29 anos. Eles já se enfrentaram cinco vezes e Dimitrov tem uma ligeira vantagem no retrospecto por 3 a 2.

Kyrgios não enfrentou break points nos dois primeiros sets
A partida começou melhor para Kyrgios, que conseguiu uma quebra logo no game de abertura. O australiano sequer enfrentou break points durante uma parcial marcada pelo equilíbrio, tanto que os dois jogadores terminaram com nove winners. Thiem cometeu um erro a mais (12 a 11), enquanto Kyrgios venceu só três pontos a mais, 31 a 28.

Kyrgios se aproveitou do ambiente a favor na John Cain Arena, que contou com boa presença de público no último dia antes do lockdown em Melbourne, e também foi superior no segundo set. O australiano cedeu apenas dois pontos no saque durante a parcial e pressionou nas devoluções para criar três break points e conseguir a quebra no nono game para fazer 5/4. Na hora de fechar o set, Kyrgios arriscou um saque por baixo e ganhou o ponto.

Thiem manteve a calma e controlou os erros
Depois de ter cometido 12 erros não-forçados no primeiro set e mais oito no segundo, Thiem foi muito firme do fundo de quadra no terceiro set e cometeu somente um erro não-forçado na parcial. Ainda assim, ele começou o set escapando de um 15-40 logo no game de abertura. O austríaco mudou um pouco o posicionamento nas devoluções, ficou mais atrás da linha de base e teve melhor aproveitamento, conseguindo disputar efetivamente mais pontos no saque do adversário. Não demorou para que ele abrisse 3/0 no terceiro set e ganhasse confiança para não ter mais o serviço ameaçado até o fim da parcial.

Thiem cedeu apenas três pontos no saque durante o terceiro set e mantinha a incrível sequência na parcial seguinte. Até o empate por 4/4 no quarto set, ele só havia perdido um ponto em seu serviço. Com maior pressão sobre Kyrgios, conseguiu a quebra no quinto break point que teve. O australiano chegou a ser punido com a perda de um ponto depois de duas advertências por mau comportamento em quadra. Sacando para fechar, Thiem escapou de um break point e empatou o jogo.

Kyrgios jogou melhor no quinto set e equilibrou as ações, mas Thiem não teria o saque ameaçado na parcial decisiva. Restava ao austríaco esperar por suas oportunidades, que apareceram já no sétimo game. Depois disso, foi só manter o saque para definir a partida em cinco sets. Apesar de Kyrgios liderar a estatística de aces por 25 a 17, Thiem terminou o jogo com mais winners, 57 a 52 e bem menos erros não-forçados, 28 contra 47 do rival.

Comentários