Notícias | Dia a dia | Australian Open
Djoko supera drama, vence e busca a 300ª em Slam
12/02/2021 às 10h21

Melbourne (Austrália) - Uma ruptura muscular no começo do terceiro set gerou dor e drama, mas ainda assim Novak Djokovic atingiu as oitavas de final do Australian Open pela 14ª vez em 17 participações. O norte-americano Taylor Fritz levou o duelo até o quinto set, porém caiu com as parciais de 7/6 (7-1), 6/4, 3/6, 4/6 e 6/2, em jogo de 3h25. O sérvio foi atendido no vestiário logo após a contusão e outras vezes em viradas de lado, com dificuldade para sacar e bater o forehand na parte final do jogo.

Em outro momento inusitado, ao final do quinto game do quarto set, a organização forçou a retirada de todo o público na arena Rod Laver, já que o governo do estado de Victoria determinou isolamento máximo a partir das 23h59 da sexta-feira local. Por cinco dias não poderá haver venda de ingressos e torcida nas arquibancadas.

Segundo maior vencedor na história dos Grand Slam, Djokovic atingiu o 299ª triunfo - são 78 no torneio em 86 tentativas - e assim tentará mais uma marca histórica no domingo diante do freguês Milos Raonic, que mais cedo superou o húngaro Marton Fucsovics, por 7/6 (7-2), 5/7, 6/2 e 6/2.

Djokovic ganhou todos os 11 duelos diante do sacador canadense, dois deles no Australian Open sem perder set. Também levou a melhor em todas as sete partidas sobre pisos sintéticos. No total, Raonic tirou apenas três sets do adversário até hoje.

Agora são 53 participações do sérvio nas oitavas de um Slam, segunda melhor marca da Era Aberta, em 63 eventos desse nível disputados.

Fritz exigiu no começo
O cabeça 1 precisou salvar um break-point logo de cara na partida e, apesar da disposição ofensiva de Fritz, o número 1 obteve quebra logo na primeira chance para ir a 3/1. Com bolas mais profundas, Fritz ameaçou com 15-40 no sétimo game e conseguiu evitar a perda do set logo depois, quando devolveu muito bem e viu o sérvio falhar na tentativa de troca de direção. A igualdade então permaneceu até o tiebreak, quando então Djokovic passeou e disparou no placar.

A aposta nas trocas de bola, em que geralmente se mostrou muito mais sólido sem a necessidade de forçar winners, se mostraria acertada e Djokovic voltou o abrir vantagem prematura no segundo set. Num quarto game duro, se irritou com um boleiro e passou a levar vaias de parte do público mesmo ao vencer e vibrar nos pontos. Muito firme nas paralelas, Djokovic exigia o máximo empenho de Fritz e não titubeou para forçar linhas quando se viu com 15-40 no oitavo game.

Contusão e drama
Depois de evitar outro 15-40 no segundo game do terceiro set, Djokovic levou um contrapé e isso provocou torção do tronco. Na virada, pediu atendimento e foi atendido no vestiário. Retornou um tanto preso, com saque bem abaixo e expressão de dor na movimentação lateral. Fritz então obteve a quebra e o set.

O sérvio passou a forçar mais o saque para tentar simplificar os pontos, porém errava muitas bolas fáceis de meio de quadra. Fritz se aproveitou e chegou ao quinto set. Mas aí já era um novo Djokovic. Embora ainda com algumas expressões de desconforto, o oito vezes campeão voltou a sacar bem e especialmente a usar o forehand para finalizar ótimos pontos. Obteve a vantagem essencial no sexto game e finalizou com grandes devoluções.

Comentários