Melbourne (Austrália) - O russo Daniil Medvedev teve um dia cheio neste sábado, pela terceira rodada do Australian Open. Ele não apenas precisou de cinco sets e 3h06 para superar o sérvio Filip Krajinovic, com parciais de 6/3, 6/3, 4/6, 3/6 e 6/0, mas também teve que superar problemas físicos e até uma briga com o técnico, que deixou a quadra no meio da partida e não voltou mais.
Mesmo com tanta turbulência, o atual número 4 do mundo alcançou sua 17ª vitória consecutiva e se classificou para as oitavas de final. Seu próximo adversário será o norte-americano Mackenzie McDonald, que derrotou o sul-africano Lloyd Harris com placar final de 7/6 (9-7), 6/1 e 6/4, conseguindo assim igualar sua melhor campanha da carreira em Grand Slam.
A partida começou favorável para o russo, que venceu o primeiro set com duas quebras, uma no game inicial e outra no final. A segunda parcial foi um pouco mais complicada, mas ainda assim Medvedev seguiu sem perder o saque e com um break-point cirúrgico conquistado no sexto game ampliou a vantagem.
Set number ✌️ goes to @DaniilMedwed!
— #AusOpen (@AustralianOpen) February 13, 2021
He now leads 6-3 6-3 going into the third 🇷🇺#AusOpen | #AO2021 pic.twitter.com/9Xrm4RHmxm
Só que quando tudo indicava que viria uma tranquila vitória por 3 sets a 0, o jogo pareceu começar a escapar das mãos de Medvedev. Enfrentando um Krajinovic mais agressivo, ele se complicou e perdeu um terceiro set bastante aberto, no qual o sérvio aproveitou dois dos sete break-points que teve enquanto Medvedev converteu apenas uma das seis chances que obteve.
A situação esquentou mesmo no quarto set, em que Krajinovic se manteve firme e pressionando, conseguiu uma quebra no quarto game e desencadeou o momento mais tenso da partida. Já discutindo com o treinador Gilles Cervera há algum tempo, Medvedev elevou um pouco o tom na virada do quinto para o sexto game e viu o técnico deixar a quadra.
#AusOpen | Se complica el partido para Medvedev. Su entrenador, Gilles Cervara, intenta ayudarle. Daniil le dice que NO con el dedo. Si no me dejas ayudarte, lo mejor es que me vaya. Tensión pic.twitter.com/zpNLIzYIm9
— Fernando Murciego (@fermurciego) February 13, 2021
Para piorar, Medvedev ainda teve um desconforto no glúteo e pediu atendimento médico. Ele não foi capaz de se salvar no quarto set e acabou mesmo superado, mas na parcial seguinte elevou seu nível de tênis, foi mais agressivo e assim conseguiu dominar Krajinovic, que levou três quebras e não venceu mais um game sequer.
Medvedev colocou panos quentes na discussão que teve com Cervera na entrevista em quadra logo após a partida. “Ele sabia que eu ia vencer a partida e por isso me deixou sozinho em quadra para que eu pudesse ficar mais calmo”, afirmou o russo.