Notícias | Dia a dia | Australian Open
Barty é exigida, mas segue sem perder sets no AO
13/02/2021 às 07h30

Barty reencontra a norte-americana Shelby Rogers em Melbourne

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Assim como havia acontecido na segunda rodada do Australian Open, Ashleigh Barty encarou mais um bom teste neste sábado. No entanto, a número 1 do mundo segue sem perder sets em sua caminhada até as oitavas de final. Barty derrotou a russa Ekaterina Alexandrova, 32ª do ranking, por 6/2 e 6/4 em apenas 1h20 de partida.

A australiana de 24 anos enfrenta nas oitavas a norte-americana Shelby Rogers, 57ª do ranking, a quem derrotou nos dois duelos anteriores. Um desses confrontos foi na semana passada, na campanha para o título do Yarra Valley Classic, um dos três WTA 500 sediados no Melbourne Park. Rogers, de 28 anos, venceu neste sábado a estoniana Anett Kontaveit por 6/4 e 6/3.

Durante a partida deste sábado, Barty fez um primeiro set bastante seguro e conseguiu três quebras contra o saque da russa. A situação ficou um pouco mais difícil no segundo set, quando Alexandrova foi a primeira a quebrar e chegou a liderar a parcial por 4/2, mas a australiana então usou muito bem de suas ótimas variações táticas. A russa, que dependia muito de ritmo e consistência, já não conseguia lidar com os frequentes slices de Barty e viu a número 1 do mundo retomar o controle das trocas de fundo para vencer quatro games seguidos.

Barty terminou o jogo com quatro aces, 14 winners e 19 erros não-forçados. Ela criou 17 break points e conseguiu cinco quebras. Já Alexandrova, que na semana passada venceu nomes como Simona Halep e Iga Swiatek no WTA 500 preparatório, não havia perdido sets no Australian Open, tendo superado a italiana Martina Trevisan e a tcheca Barbora Krejcikova. Ela terminou o jogo com 17 bolas vencedoras e 30 erros não-forçados, além de conseguir duas quebras.

Vekic salva match point, Mertens também avança
A croata Donna Vekic, 33ª do ranking, venceu um jogo complicado contra a estoniana Kaia Kanepi. Depois de perder o primeiro set e de começar a parcial seguinte com 3/0 abaixo, Vekic conseguiu uma importante reação. Ela salvou um match point na partida e venceu por 5/7, 7/6 (7-2) e 6/4 em 2h36 de partida. Aos 24 anos, a croata chega pela primeira vez às oitavas em Melbourne. Ela encara a norte-americana Jennifer Brady, 24ª do ranking, que venceu a eslovena Kaja Juvan por 6/1 e 6/3.

Quem também avançou foi a belga Elise Mertens, semifinalista do Australian Open em 2018 e campeã do Gippsland Trophy na última semana. A belga de 25 anos e número 16 do mundo fez 6/2 e 6/1 contra a suíça Belinda Bencic. Mertens será a próxima adversária da tcheca Karolina Muchova, 27ª do ranking, que vem de uma expressiva vitória por duplo 7/5 sobre a compatriota Karolina Pliskova, ex-número 1 e atual sexta colocada.

Comentários