Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal faz mais um 3 a 0 e encara Fognini nas oitavas
13/02/2021 às 09h15

Apesar do incômodo nas costas e da dificuldade para sacar, o espanhol ainda não perdeu sets no torneio

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Cercado de dúvidas por conta do incômodo nas costas, que atrapalha seu movimento de saque, Rafael Nadal chega sem perder sets às oitavas de final do Australian Open. O número 2 do mundo teve um duelo de canhotos contra o britânico Cameron Norrie, 69º do ranking, e venceu a disputa por 7/5, 6/2 e 7/5 em 2h15 de partida neste sábado.

Nadal, que também já derrotou o sérvio Laslo Djere e o norte-americano Michael Mmoh nas rodadas iniciais, terá um bom teste nas oitavas de final. Seu próximo adversário é o italiano Fabio Fognini, que venceu o anfitrião Alex de Minaur por 6/4, 6/3 e 6/4. O espanhol já enfrentou Fognini em 16 oportunidades e conseguiu 12 vitórias, mas o italiano só venceu uma vez no piso duro, durante o US Open de 2015.

Campeão do Australian Open em 2009 e finalista em outras quatro edições, Nadal está em busca do 21º título de Grand Slam. Isso o faria ultrapassar a marca de Roger Federer e se tornar, de forma isolada, o recordista de títulos deste porte entre os homens. O canhoto de 34 anos chegou pelo menos às oitavas em 49 dos 61 Slam que disputou e venceu pelo menos três jogos em 14 de suas 16 participações na Austrália.

Na última sexta-feira, Nadal preferiu não treinar para minimizar o desgaste nas costas. O espanhol já afirmou que tem testado diferentes opções de tratamento e que precisou modificar a mecânica de seu movimento de saque. A mudança fez com que as velocidades de primeiro e segundo serviços ficassem menores em relação ao torneio do ano passado.

Nadal só enfrentou um break point na partida
Apesar de Nadal ter começado o jogo deste sábado pressionando o saque de seu adversário em dois games seguidos e confirmando o serviço de forma muito tranquila, foi Norrie quem conseguiu a primeira quebra da partida e fez 3/2 no set inicial. No entanto, ele permitiu o empate logo na sequência. O espanhol atacou bastante o segundo serviço do britânico e venceu 10 pontos em 12 possíveis na parcial. Com mais primeiros serviços em quadra na reta final do set, Norrie equilibrou as ações, mas voltaria a ter o saque quebrado no último game. Nadal fez 9 a 5 em winners e terminou o set com 16 erros, mesmo número de seu adversário.

O segundo set foi o melhor na partida para o vice-líder do ranking. Firme em seus games de serviço, Nadal cedeu apenas cinco pontos no saque. A pressão sobre o segundo serviço de Norrie continuava e ele venceu seis pontos em sete. Com isso, criou quatro break points em três games distintos e conseguiu duas quebras. Nadal fez 8 a 4 em winners e cometeu apenas sete erros contra 14 do rival britânico.

O terceiro set teve domínio dos sacadores, mas era Nadal quem vinha confirmando o serviço de forma mais rápida na partida. Norrie encarou alguns games longos no saque mas escapou de dois break points até o empate por 5/5. Houve uma breve paralisação por chuva leve, mas não foi necessário fechar o teto da Rod Laver Arena, já que a própria equipe do torneio se prontificou a secar a quadra e as linhas. No último game da partida, Nadal voltou a colocar Norrie sob pressão e conseguiu mais uma quebra para fechar a disputa. Ele liderou nos winners por 33 a 25 e terminou o jogo com 35 erros contra 43 do rival.

Comentários