Notícias | Dia a dia | Australian Open
Halep consegue a virada e revê Serena nas quartas
14/02/2021 às 07h13

Halep deu o troco pela derrota em Paris e agora busca sua terceira vitória em 12 jogos contra Serena

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - O domingo de ótimos jogos pelas oitavas de final da chave feminina do Australian Open terminou com o reencontro entre Simona Halep e Iga Swiatek, cinco meses depois da expressiva vitória da polonesa na campanha para o título de Roland Garros. Desta vez, Halep conseguiu superar a jovem rival de 19 anos e 17ª do ranking. A romena buscou a virada com parciais de 3/6, 6/1 e 6/4 em 1h50 de partida.

A vitória deste domingo foi a centésima de Halep em Grand Slam. Nas quartas, a jogadora jogadora de 29 anos e número 2 do mundo terá a missão de enfrentar Serena Williams, dez anos mais velha.

O histórico entre Halep e Serena é bastante favorável à norte-americana, que lidera por 9 a 2. Entretanto, a romena levou a melhor no duelo mais recente, a final de Wimbledon de 2019, impedindo que a rival conquistasse o tão sonhado 24º título de Grand Slam. Na Austrália, elas se enfrentaram apenas uma vez, também em 2019, com vitória de Serena em três sets.

Swiatek começou o jogo sustentando as trocas de fundo
Apesar de ser uma tenista com muita habilidade e capaz de variar bastante o jogo com muitos recursos, Swiatek mostrou que também tinha condição física e potência nos golpes para sustentar as trocas de fundo contra uma rival tão sólida como Halep.

A polonesa fez um primeiro set muito consistente, ao anotar 14 winners contra 8 e cometer 11 erros, apenas um a mais que a romena. Depois de escapar de dois break points no longo sétimo game, Swiatek conseguiu a única quebra da parcial logo na sequência.

Polonesa perdeu consistência no 2º set
Swiatek perdeu consistência do fundo de quadra a partir do segundo set e as estatísticas mostram isso. Enquanto no set inicial ela havia vencido 19 dos 31 pontos com cinco ou mais trocas de bola, o número de ralis caiu para apenas 17 na parcial seguinte com 10 a 7 para Halep. A romena também dominava os pontos mais curtos, com até quatro trocas, por 16 a 6. E não foi necessário para a vice-líder do ranking encurtar os pontos ou jogar de forma mais agressiva, porque era Swiatek quem errava cedo demais. A polonesa cometeu 12 erros não-forçados na parcial, sendo sete ainda nas quatro primeiras trocas de cada ponto.

No saque, Halep foi muito eficiente durante o segundo set e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Além disso, pressionava muito nas devoluções, especialmente no segundo serviço da rival, para criar cinco break points e conseguir duas quebras. A romena só precisou fazer cinco winners no set, um a mais que Swiatek, e cometeu apenas três erros não-forçados.

Halep dominou o terceiro set, mesmo sofrendo quebra
A situação na partida ficou ainda melhor para Halep depois que ela conseguiu uma quebra de serviço logo na abertura do terceiro set e abriu 2/0. Swiatek conseguiu manter o serviço em um game muito longo e ainda devolveu a quebra para empatar por 2/2. Mas logo depois, perdeu novamente o saque com quatro erros não-forçados seguidos. Halep aproveitou o momento e abriu 4/2.

A partir de então, a vice-líder do ranking não teria mais o serviço ameaçado até o final da partida e consolidou a virada. Swiatek liderou a contagem de winners por 33 a 19, mas cometeu 42 erros não-forçados contra 17 da rival.

Comentários