Melbourne (Austrália) - A rodada de domingo no Australian Open foi especial para Alexander Zverev, que conquistou sua 50ª vitória em Grand Slam para chegar às quartas de final do torneio. O alemão de 23 anos e número 7 do mundo superou o sérvio Dusan Lajovic, 23º colocado, por 6/4, 7/6 (7-5) e 6/3 em 2h21 de partida. Zverev agora tenta alcançar sua terceira semi de Slam, sendo a segunda consecutiva em Melbourne.
Para superar o experiente Lajovic, de 30 anos, Zverev disparou 15 aces e 44 winners. Ele cometeu 33 erros não-forçados, um a mais que o rival, e criou 14 break points para conquistar quatro quebras. O sérvio fez só um ace no jogo inteiro, anotou 30 bolas vencedoras e aproveitou duas das três chances de quebra que teve.
O adversário de Zverev nas quartas virá da partida entre Novak Djokovic e Milos Raonic, que encerram a rodada deste domingo. O alemão tem apenas duas vitórias em sete jogos contra Djokovic, líder do ranking mundial e oito vezes campeão do torneio. Já o histórico contra Raonic, cabeça 14 em Melbourne e semifinalista em 2016, é de duas vitórias para cada lado.
Lajovic começou melhor na partida e foi o primeiro a quebrar e abriu 2/0, mas seus erros não-forçados do fundo de quadra permitiram que Zverev devolvesse a quebra na sequência e ainda escapasse de um break point para empatar a parcial por 2/2. No sétimo game, o alemão voltou a quebrar e passou à frente. Lajovic até salvou um set point no saque, mas não evitou a perda da parcial no game seguinte.
O segundo set começou com domínio dos sacadores, mas após uma troca de quebras nos últimos dois games da parcial Zverev dominou o tiebreak e manteve seu oponente sérvio bem atrás da linha de base. No terceiro set, o alemão não teve o saque ameaçado e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. A única quebra aconteceu ainda no início da parcial, em um game com quatro erros de Lajovic. Zverev abriu 3/1 no set e sustentou a vantagem, fechando o jogo com um ace.